Prefeitura de SP faz chamamento público para modernizar rede semafórica. Secretário vê vantagens para os ônibus

Objetivo é criar uma nova rede, com redução da incidência de falhas e a melhoria do tráfego urbano; subsídios deverão ser entregues até 2 de abril. Para Avelleda, sincronizar os semáforos com os ônibus é melhorar a produtividade do sistema

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de SP lançou nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, o edital de chamamento público para a estruturação de uma parceria com o setor privado visando modernizar a rede semafórica. Trata-se de uma PPMI – Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse.

Saudada pelo prefeito João Doria como a primeira PPMI dos semáforos do país, o edital de chamamento público será publicado nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial do Município.

Segundo o prefeito, “é uma iniciativa absolutamente pioneira e moderna, que vai permitir, a um custo muito melhor para o poder público, a implantação de alta tecnologia semafórica na maior capital do Brasil”.

Os investimentos estimados inicialmente são da ordem de R$ 1 bilhão.

O objetivo da PPMI é receber ideias do setor privado sobre investimentos que possibilitem implantar um sistema de inteligência semafórica, aprimorando o serviço prestado atualmente com a ampliação da rede.

Em resumo, a iniciativa da prefeitura visa resolver um velho problema do sistema de tráfego da cidade: as constantes falhas na rede semafórica. A meta, portanto, é reduzir as falhas dos semáforos, melhorando o tráfego urbano e promovendo vantagens econômicas e operacionais para a administração pública. A administração municipal espera ainda permitir aperfeiçoamentos graduais, trazendo novas funcionalidades, além de gerar e explorar novas receitas.

O secretário Sergio Avelleda afirmou que o sistema será benéfico para o transporte coletivo. “No caso dos ônibus, sincronizar os semáforos com coletivos é melhorar a produtividade do sistema. Estima-se que um corredor com semáforo inteligente pode reduzir em até 10% o número de ônibus sem diminuir o tempo de espera, melhorando o tempo de viagem. É mais produtividade e mais economia para toda a cidade”, conclui o secretário.

O lançamento nesta quinta-feira foi realizado por meio da Secretaria de Desestatização e Parcerias em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Transportes, à qual está vinculada a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), responsável pela operação do sistema viário na cidade.

REDE SEMAFÓRICA GIGANTESCA É DESAFIO A SER ENFRENTADO

Dentre os 6.399 cruzamentos semafóricos, a cidade de São Paulo monitora apenas 1.200 pela central da CET. Destes, apenas 600 têm automação em tempo real, o que permite que o tempo de abertura e fechamento seja controlado à distância. A rede atual é da década de 80.

Alguns detalhes importantes do processo de modernização:

Modernizar os semáforos, segundo a prefeitura, significa ampliar a rede com duas plataformas tecnológicas: uma em tempo real e a outra com tempo fixo.

Tecnologia em tempo real – permite que o semáforo controle o tempo de abertura e fechamento e envie os dados para uma central, sem a necessidade de operação por um agente. Permite ainda o controle de fluxo dos carros.

Tecnologia em tempo fixo – acesso remoto, em caso de necessidade. A mudança no tempo semafórico poderá ser feita à distância, o que elimina na maioria dos casos a presença de equipes de manutenção no local.

Mais fluidez – outro destaque do edital vai para o controle da velocidade dos carros, que será feito pelos semáforos. Eles também farão a contagem dos veículos no cruzamento. Com essas informações será possível modificar a programação dos semáforos, que ficarão abertos mais ou menos tempo em função com o trânsito na região.

Câmeras – os equipamentos vão contar com câmeras, e serão interligados à central. Isso permite mais agilidade nos reparos e mudança da programação semafórica. O foco da modernização também envolverá os semáforos de pedestres.

Para o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, “investir na modernização do parque semafórico é uma melhoria significativa para a cidade. Conseguimos garantir uma maior fluidez, resultando em uma maior segurança viária, com novos semáforos para pedestres e para pessoas com deficiências. Ter um sistema onde o tempo semafórico se adapta conforme o fluxo de veículos é gerar maior eficiência para toda a cidade. Menos tempo parado no trânsito é reduzir a emissão de poluentes”.

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PPMI – Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse 

Wilson Poit, secretário de Desestatização e Parcerias, afirma que a modernização da rede semafórica é atrativa para o mercado. “Acreditamos que existe interesse da iniciativa privada neste serviço. Podemos melhorar muito o tráfego urbano, transformando São Paulo em uma cidade inteligente e ainda gerar novas receitas”, afirmou.

João Octaviano, da CET, acredita que a nova rede “terá um sistema de tráfego inteligente, que vai melhorar a eficiência da gestão e da mobilidade”.

Poderão participar deste PPMI pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio.

Segundo informações da Prefeitura, o objetivo do PPMI é receber subsídios preliminares que respondam a seis questões:

1) Características: indicação das características da rede semafórica ideal para o município, incluindo estimativas de nível de custos de manutenção, nível de falhas, ganhos de eficiência para a gestão do tráfego e outras melhorias possíveis;

2) Sistema de Transporte Inteligente: indicação das características tecnológicas ideais, especialmente no que se refere a Sistemas de Tráfego Inteligente, para a rede semafórica de São Paulo;

3) Investimentos: estimativa dos investimentos necessários para viabilizar a rede semafórica ideal proposta, incluindo descrição dos itens e estimativa de valores;

4) Formato de parceria com a iniciativa privada: avaliação da melhor forma de envolvimento da iniciativa privada para viabilizar a rede semafórica ideal proposta;

5) Indicadores e mensuração de desempenho: avaliação dos melhores indicadores de nível de serviço mensuráveis para a gestão da rede semafórica, bem como indicação dos níveis ideais a serem adotados;

6) Serviços agregados ao modelo: sugestões de possíveis serviços que apresentem sinergia com a rede semafórica ideal e poderiam ser agregados ao modelo de envolvimento da iniciativa privada proposto.

A prefeitura ressalta que o PPMI possui condições:

– Não haverá ressarcimento ou indenização pela entrega dos subsídios;

– Direitos decorrentes da autoria e da propriedade intelectual sobre os subsídios apresentados serão cedidos à PMSP;

– Participação no PPMI não impede a participação do Interessado em eventual licitação que tenha o mesmo objeto.

Os subsídios deverão ser enviados à Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias até 2 de abril. O edital e demais informações estarão disponíveis em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desestatizacao/

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

2 comentários em Prefeitura de SP faz chamamento público para modernizar rede semafórica. Secretário vê vantagens para os ônibus

  1. Semáforos inteligentes só for igual aqueles dos pedágios.

  2. Amigos, boa noite.

    A grosso modo, as condições listadas não são favoráveis às empresas.

    É possível que só hajam simples manifestação de interesse, mas sem maiores detalhes técnicos; afinal…

    Lembrem-se, empresas visam lucro.

    Tem de ser ganha ganha, não só ganha para a PMSP; haja visto, o grande e pesado passivo dos Terminais que querem que as empresas arquem com os ônus.

    A PMSP precisa rever seus conceitos, pois desta forma não atingirá seus objetivos nunca.

    Att,

    Paulo Gil

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