Todas as estações da Linha 5 Lilás do Metrô vão fechar no domingo

Circulação dos trens voltará ao normal às 17h de domingo FOTO: EDSON LOPES JR/A2 FOTOGRAFIA

Metrô vai realizar testes de novo sistema de controle de trens.

ADAMO BAZANI

Passageiros que utilizam a linha 5 Lilás do Metrô devem estar atentos.

Neste domingo, 21, todas as estações estarão fechadas do início habitual de operações, às 4h40, até às 17h00.

O motivo, segundo a Companhia do Metrô de São Paulo, é que serão realizados testes do novo sistema CBTC de controle de trens.

O sistema permite, de acordo com técnicos da Companhia, que os trens trafeguem mais perto uns dos outros, aumentando a capacidade da linha e diminuindo os intervalos.

Atenção para as opções:

No período de fechamento das estações, todas as linhas metropolitanas de ônibus do sistema da EMTU serão prolongadas até a Estação Santo Amaro. Já os ônibus municipais da capital paulista, do sistema SPTrans, farão o trajeto entre as estações Capão Redondo e Brooklin pela operação PAESE  – Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência.

A linha 5 Lilás esteve nos noticiários nesta semana.

O Sindicato dos Metroviários se posicionou contra a concessão da linha à iniciativa privada, juntamente com o monotrilho da linha 17. Na quinta-feira, 18, foi realizada uma greve que paralisou parcialmente as linhas de operação pública do Metrô e totalmente as duas estações da linha 15 do monotrilho. Apenas a linha 4-Amarela, operada por um consórcio privado, funcionou normalmente.

Houve também uma queda de braço nos tribunais e o Governo do Estado conseguiu realizar o leilão nesta sexta-feira, 19, que já estava agendado.

As operações serão assumidas pelo Consórcio ViaMobilidade (da CCR, que tem participação majoritária na linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo e em outros empreendimentos ligados a transporte público e rodovias por todo o País e da RuasInvest, ligado a empresas de ônibus da Capital Paulista e que também participa da linha 4-Amarela).

O valor de outorga oferecido foi de R$ 553,88 milhões.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/01/19/resultado-leilao-linha-5-linha17-metro-sp-privatizacao-concessao/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Todas as estações da Linha 5 Lilás do Metrô vão fechar no domingo

  1. Amigos, bom dia.

    Um dia após o leilão.

    Começou bem, mal.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: