Vendas de carros elétricos e híbridos na Noruega ultrapassam a marca de 50% em 2017

Estações de recarga em rua de Oslo, Noruega

País nórdico é o primeiro em que vendas de carros com baixa emissão de poluentes superam as de modelos tradicionais a combustão

ALEXANDRE PELEGI

Se há um país que está próximo de zerar a dependência de motores de combustíveis fósseis, este país é a Noruega. Em 2016, a quantidade de carros sem motores movidos a combustíveis fósseis – elétricos e híbridos – tinha sido de 40% sobre o total de vendas de veículos novos.

Em 2017 o país nórdico atingiu uma marca história: 52% dos carros novos vendidos no país são de tecnologia verde, sem o uso puro de combustíveis fósseis, que movem os motores tradicionais a combustão.

Mas para que isso se tornasse realidade o governo do país estimulou fortemente a população a investir em veículos com baixa emissão de poluentes, oferecendo fartos subsídios.

Os carros elétricos puros (zero emissão) e os híbridos – que combinam a tecnologia do motor de combustão e elétrico –, compuseram a maioria de todas as vendas de carros novos, de acordo com a independente Federação Norueguesa de Estradas (OFV).

No estímulo à população, para que deixe de lado os motores tradicionais, a Noruega oferece a isenção aos novos carros elétricos de muitos impostos e pedágios rodoviários. Além disso, os proprietários geralmente podem recarregar as baterias gratuitamente, além de ter direito a estacionar sem custo algum.

Outro fator que demonstra a contribuição da Noruega para o meio ambiente é que quase toda a eletricidade do país é gerada a partir da energia hidrelétrica. Assim, a mudança nos tipos de veículos que circulam pelas ruas do país ajuda mais ainda na redução da poluição do ar, além de ajudar a conter as mudanças climáticas.

Em 2016, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a Noruega estava muito à frente de países como Holanda, Suécia, China, França e Grã-Bretanha em vendas de carros elétricos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Vendas de carros elétricos e híbridos na Noruega ultrapassam a marca de 50% em 2017

  1. SDTConsultoria em Transportes // 4 de Janeiro de 2018 às 14:15 // Responder

    Isto sim é um grande exemplo a ser seguido. Parabéns noruegueses.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: