FLAGRANTE: Iveco Bus já tem versão 4X4 do chassi 70C17

Dispositivo de poltrona móvel fica logo depois da porta de acesso

Modelo atende especificações do Programa Caminho da Escola. Iveco Bus participa de licitação

ADAMO BAZANI

Dispositivo de poltrona móvel fica logo depois da porta de acesso

A equipe do Diário do Transporte flagrou com exclusividade a versão 4X4 do chassi para micro-ônibus 70C17 da Iveco Bus, que com o modelo, entra para mais um segmento no transporte coletivo, até então inédito para a marca no Brasil.

O veículo mantém o motor FPT F1C Euro V common rail de 3.0 litros, com 170 cavalos de potência. A tecnologia para redução de emissões continua sendo EGR (recirculação de gases de escape), dispensando o uso do Arla 32.

Entretanto, a versão off-road tem ajustes na suspensão e distâncias em relação ao solo, além  de ângulos maiores de entrada e de saída no encarroçamento.

Todas as alterações são para enfrentar trajetos de difícil acesso, em áreas não urbanas.

Chassi 70C17 4X4 flagrado recebeu carroceria Mascarello

A versão flagrada tem carroceria da Mascarello.

O micro-ônibus atende às exigências do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, entre as quais, o dispositivo de poltrona móvel para pessoas com deficiências.

O equipamento, que possui uma poltrona em plataforma elevatória, oferece ao passageiro com deficiência a possibilidade de ser transportado da mesma maneira que os demais usuários.

Suspensão 4X4 permite tráfego em áreas de difícil acesso

A Iveco Bus participa da licitação do Caminho da Escola, que está em andamento, e é uma das mais aguardadas do mercado desde 2015. Em 2016, devido à crise econômica e às instabilidades políticas, as compras por meio de licitação pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação praticamente inexistiram.

Em 2017, começou a haver uma reação, mas esta nova fase do Caminho da Escola era aguardada não apenas por representar mais vendas para montadoras e encarroçadoras, mas por trazer novas exigências aos modelos de ônibus pequenos e médios.

Chamados de ORE – Ônibus Rural Escolar, os veículos do Caminho da Escola são divididos nas seguintes categorias:

– ORE 1 Micro: 29 alunos – 7,4 metros, de 7 a 8 toneladas

– ORE 1 Micro 4X4: 24 alunos   – 7,4 metros, de 7 a 8 toneladas

–  ORE -2 Médio: 44 alunos – 9,4 metros, 15 toneladas

– ORE 3 Grande: 59 alunos – 10,8 metros, 15 toneladas.

O novo modelo da Iveco se enquadra na categoria ORE 1 Micro 4X4

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Vicente Alparone disse:

    Gostaria de saber se vendem o 4×4 de 7,4 mt só o chassi?

    1. blogpontodeonibus disse:

      Vamos passar à Iveco a sua pergunta
      Att
      Diário do Transporte

    2. Rodrigo Scur disse:

      Vicente, nossa empresa foi quem transformou o chassi 4×2 para 4×4. Se precisar de maiores informações deixe seu e-mail e contato. Obrigado.

      1. Luiz Dupont disse:

        Bom dia, eu gostaria de obter mais informaçoes sobre os preços e sobre a possibilidade de se comprar o chassi Iveco Bus 70C17 4×4.
        O chassi bus 70C17 4×4 está sendo produzido em larga escala e tem sido encarrossado por alguma empresa para ser utilizado como ORE 1?
        Att,
        Luiz

      2. RENATO LUDVIG disse:

        Solicito informação sobre a possibilidade de transformar um Iveco Daily (furgão ou cabine/chassis) para 4×4.

      3. MBARCAROLLO disse:

        Ainda transforma 4×2 em 4×4 70c17 chassis cabine?

  2. Eimar disse:

    Tem como transformar algum modelo de camionete Daily 4X2 para 4X4?

  3. Joao Paulo Schmalz disse:

    Ola, tameme pretendo ter uma Daily 4×4…preferencialmente de fabrica ou então adaptada…podem me ajudar?

  4. Eliés Galvão disse:

    Boa noite,qual empresa pode transformar a 70c17 em 4×4?

Deixe uma resposta para Vicente AlparoneCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading