FLAGRANTE: Iveco Bus já tem versão 4X4 do chassi 70C17
Publicado em: 4 de janeiro de 2018
Modelo atende especificações do Programa Caminho da Escola. Iveco Bus participa de licitação
ADAMO BAZANI
A equipe do Diário do Transporte flagrou com exclusividade a versão 4X4 do chassi para micro-ônibus 70C17 da Iveco Bus, que com o modelo, entra para mais um segmento no transporte coletivo, até então inédito para a marca no Brasil.
O veículo mantém o motor FPT F1C Euro V common rail de 3.0 litros, com 170 cavalos de potência. A tecnologia para redução de emissões continua sendo EGR (recirculação de gases de escape), dispensando o uso do Arla 32.
Entretanto, a versão off-road tem ajustes na suspensão e distâncias em relação ao solo, além de ângulos maiores de entrada e de saída no encarroçamento.
Todas as alterações são para enfrentar trajetos de difícil acesso, em áreas não urbanas.
A versão flagrada tem carroceria da Mascarello.
O micro-ônibus atende às exigências do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, entre as quais, o dispositivo de poltrona móvel para pessoas com deficiências.
O equipamento, que possui uma poltrona em plataforma elevatória, oferece ao passageiro com deficiência a possibilidade de ser transportado da mesma maneira que os demais usuários.
A Iveco Bus participa da licitação do Caminho da Escola, que está em andamento, e é uma das mais aguardadas do mercado desde 2015. Em 2016, devido à crise econômica e às instabilidades políticas, as compras por meio de licitação pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação praticamente inexistiram.
Em 2017, começou a haver uma reação, mas esta nova fase do Caminho da Escola era aguardada não apenas por representar mais vendas para montadoras e encarroçadoras, mas por trazer novas exigências aos modelos de ônibus pequenos e médios.
Chamados de ORE – Ônibus Rural Escolar, os veículos do Caminho da Escola são divididos nas seguintes categorias:
– ORE 1 Micro: 29 alunos – 7,4 metros, de 7 a 8 toneladas
– ORE 1 Micro 4X4: 24 alunos – 7,4 metros, de 7 a 8 toneladas
– ORE -2 Médio: 44 alunos – 9,4 metros, 15 toneladas
– ORE 3 Grande: 59 alunos – 10,8 metros, 15 toneladas.
O novo modelo da Iveco se enquadra na categoria ORE 1 Micro 4X4
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Gostaria de saber se vendem o 4×4 de 7,4 mt só o chassi?
Vamos passar à Iveco a sua pergunta
Att
Diário do Transporte
Vicente, nossa empresa foi quem transformou o chassi 4×2 para 4×4. Se precisar de maiores informações deixe seu e-mail e contato. Obrigado.
Bom dia, eu gostaria de obter mais informaçoes sobre os preços e sobre a possibilidade de se comprar o chassi Iveco Bus 70C17 4×4.
O chassi bus 70C17 4×4 está sendo produzido em larga escala e tem sido encarrossado por alguma empresa para ser utilizado como ORE 1?
Att,
Luiz
Solicito informação sobre a possibilidade de transformar um Iveco Daily (furgão ou cabine/chassis) para 4×4.
Ainda transforma 4×2 em 4×4 70c17 chassis cabine?
Tem como transformar algum modelo de camionete Daily 4X2 para 4X4?
Ola, tameme pretendo ter uma Daily 4×4…preferencialmente de fabrica ou então adaptada…podem me ajudar?
Boa noite,qual empresa pode transformar a 70c17 em 4×4?