Máquina recicla garrafas de vidro em troca de créditos no Bilhete Único

Três equipamentos estão disponíveis apenas a funcionários de empresa; única máquina aberta ao público funciona na zona oeste da capital paulista

ALEXANDRE PELEGI

O nome dela é Retorna Machine, uma máquina que troca garrafas de vidro usadas por descontos em passagens de ônibus, contas de luz ou livrarias.

A solução tecnológica foi criada pela Triciclo e pensada em conjunto com a Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro.

Até o momento quatro maquinas estão instaladas nas três fábricas e no escritório da matriz da empresa no Brasil – São Paulo (2), Rio de Janeiro (1) e Recife (1).

A única aberta ao público, por enquanto, é a da matriz da Owens Illinois, localizada em São Paulo, no primeiro subsolo do complexo comercial em frente ao shopping West Plaza, na Av. Francisco Matarazo, 1350, no bairro da Água Branca (zona oeste).

COMO FUNCIONA O SISTEMA

Montado com base num Programa de fidelidade, a Retorna Machine premia com pontos o consumidor que depositar garrafas de vidro usadas. Com estes pontos, ele pode ter dedução em contas de luz da AES Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou ainda transferir seus créditos para o programa de fidelidade da livraria Saraiva.

A Triciclo já operava com este tipo de sistema de recompensa, mas as máquinas recebiam garrafas PET, latas de alumínio e embalagens cartonadas.

A ideia de favorecer a logística reversa também para o vidro se tornou real graças à parceria com a O-I viabilizou isso, que conhece a fundo o setor de garrafas de vidro.

Se por enquanto apenas uma máquina está aberta ao público, isso deverá mudar em breve. As duas empresas têm como objetivo ampliar o número de máquinas disponíveis no País. Um dado é animador: desde que a Retorna Machine passou a funcionar no prédio da O-I na zona oeste em São Paulo, houve uma crescente procura do público para a entrega de garrafas. Tanto que em apenas dois meses de funcionamento, já foram recolhidos 870 Kg de garrafas.

Para participar do programa de fidelidade,e começar a pontuar, o consumidor deve fazer o cadastro gratuito no site www.triciclo.eco.br. Depois, é só depositar as garrafas.

A cada 100 pontos Triciclo – algo em torno de 10 garrafas, dependendo do tipo -, o consumidor pode trocar por R$ 0,35 centavos em crédito do Bilhete Único ou R$ 0,27 centavos de abatimento em contas de energia elétrica da Eletropaulo ou ainda obter 20 pontos no programa SaraivaPlus.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: