EMTU divulga resultado de propostas para a construção de trecho do corredor Itapevi – São Paulo

Ligação entre cidades ao Oeste da Capital deve ter tempo reduzido com novo corredor. Foto apenas ilustrativa

Consórcio de construtoras da capital paulista ofereceu menor preço

ADAMO BAZANI

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos divulgou os preços oferecidos por construtoras para concluir as obras do trecho de 8,8 quilômetros do corredor de ônibus entre os municípios de Jandira e Carapicuíba.

Trata-se do lote 03 do Corredor Itapevi – São Paulo.

Quando completo, o corredor terá 23,6 km de extensão e irá do futuro Terminal Itapevi (junto à Estação da CPTM) até o terminal Vila Yara (no limite entre Osasco e São Paulo). A demanda prevista em todo o sistema é de 100 mil passageiros por dia.

O menor preço para o trecho entre Jandira e Carapicuíba foi oferecido pelo consórcio das empresas Scopus Construtora e Incorporadora e Souza Compec, ambas da capital paulista.

O valor proposto foi de R$ 26,72 milhões.

Agora faltam as análises da capacitação técnica e documentação.

Em seu site, a Scopus diz que tem 36 anos de atuação e já atuou em obras como Hospital Municipal de Barueri, Centro do Deficiente de Barueri, SESIs de Itapeva, Ferraz de Vasconcelos e Carapicuíba, entre outros.

Já o site da Souza Compec não está no ar.

Além dos 8,8 de vias para ônibus, o trecho 03 entre Jandira e Carapicuíba terá uma estação de transferência e oito estações de embarque e desembarque, conforme a EMTU.

Já as propostas para o trecho 04, entre Carapicuíba e Osasco, de 2,2 quilômetros, devem ser apresentadas no próximo dia 12 de janeiro.  Inicialmente, a EMTU queria receber as ofertas em 23 de novembro de 2017, mas por causa do grande número de pedidos de esclarecimentos adiou a data.

CORREDOR ITAPEVI-SÃO PAULO:

O corredor foi anunciado em 2010 e deveria ser entregue, com todos os trechos prontos, em 2014.

O traçado do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, de 23,6 km, começa junto à Estação Itapevi, da CPTM, passando por Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo, onde futuramente será integrado com os ônibus municipais de São Paulo no Terminal Amador Bueno (Vila Yara). O projeto foi dividido nos seguintes trechos: Trecho Itapevi – Jandira (5 km) – Inclui a construção da Estação de Transferência Itapevi, sete estações de embarque e desembarque, viaduto sobre a Rua Ameríndia e passarela sobre a via férrea.

Quando estiver totalmente pronto, o corredor deve atender a cerca de 100 mil passageiros por dia.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Daniel Batista dos Santos disse:

    Ué… esse corredor não iria terminar no Metrô Butantã? Já não é a primeira vez que eu vejo notícias de que esse corredor iria finalizar na Via Yara… quase 50 anos pra executar o projeto… e se sair, vai ser pela metade… aff…

    1. Fernando disse:

      Correto. O projeto era ir ate o Metro Butanta. Parar na Vila Yara nao faz o menor sentido. Ou seja, vai levar mais que o dobro do tempo e ficar pela metade, e sem fazer a ligacao com o metro que no meu ponto de vista era o fundamental.

  2. Carlos Alberto Marchon disse:

    Ao menos em São Paulo vai avançando na mobilidade, a EMTU funciona, e aqui no Rio de Janeiro, na Região Metropolitana, cidades com 2 milhões de habitantes não tem sequer uma faixa exclusiva para onibus, e nem tem previsão disso acontecer, tipo entre Niterói e São Gonçalo, o usuário sofre dependendo dos onibus presos diariamente nos extensos engarrafamentos, e o DETRO-RJ ou o Governo do RJ nada fazem, apenas vista grossa.
    Parabéns São Paulo.

    1. Giovane gomes disse:

      As piramides do egito foram construidas em menos tempo

  3. Giovane gomes disse:

    Amigos todo ano de eleiçoes esse governo faz uma tremenda propaganda sobre esse corredor. Coloca umas maquinas que ficam indo e vindo. Coloca uns pioes. Uns caminhoes.tudo pra dar a impressao q vao fazer a pbra
    Mais terminado a eleiçao.tudo some.esse corredor eh a marca da incompetencia

  4. Giovane gomes disse:

    Eh o corredor do fim do mundo

  5. Giovane gomes disse:

    Essa obra começou quando mario covas era lider estudantil

  6. Giovane gomes disse:

    A grana q ja se gastou nessa obra do fim do mundo. Da pra construir 5 pontes rio- niteroi. Com agio e tudo…acho q pf e lava jato deve investigar esse corredor

  7. Rodrigo Salome disse:

    Se faz o povo reclama e se não faz tb reclama….

  8. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Até chegar no Terminal Vila Yara ainda tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiita lenha para queimar, não será uma obra fácil não.

    Quanto a chegar até o Metro Buta, a questão é burrocrática; até a Vila Yara é da EMTOSA e da Vila Yara até o Metro Buta é da Fiscalizadora, ai já viu né, cada uma fazendo o seu marketing.

    Sinceramente, após a melhoria da CPTM, nem sei se esse corredor é necessário, eu tenho minhas dúvidas.

    Da Vila Yara pra frente, se a fiscalizadora fizesse igual fez na extensão do corredor 9 de Julho até a Faria Lima, dava para usar o canteiro central numa boa com pequenas adaptações, mas …

    O que rende é obra faraônica, simplicidade não dá lucro.

    Falando em obra faraônica e o Aerotrem de Sampa ??

    Roda o implode ?

    Quando ?

    Att,

    Paulo Gil

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