Medida faz parte de um acordo feito na justiça
ADAMO BAZANI
A prefeitura do Rio de Janeiro confirmou que até esta quinta-feira, 21 de dezembro, apresenta à Justiça dois cálculos sobre um possível reajuste de tarifas de ônibus em 2018.
A medida faz parte de um acordo judicial firmado pela Secretaria Municipal de Transportes, em audiência na segunda-feira da semana passada, com a juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, da 13ª Vara da Fazenda Pública.
A Procuradoria Geral do Rio de Janeiro diz que apresentará duas fórmulas da seguinte maneira: uma que segue o contrato de concessão firmado em 2010 com as empresas de ônibus, e outra que vai utilizar um cálculo proposto pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
A justiça também determinou uma perícia nos custos do sistema para determinar o valor de tarifa de ônibus. Seria uma terceira auditoria. A empresa especializada BDO Brazil vai analisar se aceita ou não o trabalho.
Há outros dois estudos divergentes: um da PwC – PricewaterhouseCooper, contratada pela prefeitura e que está em conclusão e outro da Ernst Young – EY, paga pelas empresas de ônibus.
De acordo com determinação da justiça, a terceira auditoria seria bancada também pelas viações.
As empresas querem pressa na definição das tarifas. Segundo o Rio Ônibus, sindicato das viações, após solicitação do Diário do Transporte , diz que o sistema de transportes deve acumular até o final deste ano quase R$ 400 milhões por causa de congelamentos tarifários e reduções no valor das passagens que ocorreram desde 2013. Relembre:
Neste final de semana, o vice-prefeito do Rio de Janeiro, que também é secretário de transportes, Fernando Mac Dowell, disse que não deve reajustar as tarifas no início de 2018.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
