Doria sinaliza que não deve aprovar PL 300 por causa de inspeção veicular

Ônibus do sistema EMTU que entram em São Paulo também devem ser inspecionados pelo projeto de lei.

Projeto prevê um cronograma de redução de poluição pelos ônibus da capital

ADAMO BAZANI

O prefeito João Doria sinalizou que pode vetar o PL 300, que altera artigo da Lei de Mudanças Climáticas e estipula metas de redução de poluição pelos ônibus na cidade de São Paulo.

Em entrevista agora há pouco ao jornalista José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, Doria disse que o motivo do possível veto é a inspeção veicular obrigatória, que também está no texto do projeto.

“Me parece muito difícil fazer a inspeção em veículos que não sejam da capital. Como controlar a entrada e saída destes  veículos? Também não é correto só a cidade de São Paulo ter inspeção veicular e as cidades vizinhas, não terem. Há uma legislação nacional que vai entrar em vigor.” – disse o prefeito.

O projeto inclui na inspeção, carros da capital e até mesmo de cidades de outros estados.

Pelo projeto, assinado em conjunto pelos vereadores Milton Leite, Gilberto Natalini e Caio Miranda, também devem passar pela inspeção veicular os ônibus metropolitanos do sistema EMTU, ônibus e vans de fretamento, ônibus rodoviários do sistema intermunicipal Artesp, ônibus rodoviários do sistema interestadual da ANTT, caminhões, carros de aplicativos e táxis.

A “mistura” de cronograma de redução de redução de poluição pelos ônibus municipais com a inspeção veicular foi um dos motivos de embate ao longo das discussões na Câmara.

O PL 300 foi aprovado ontem em segunda votação na Câmara e é considerado essencial pela prefeitura realizar o processo de licitação dos serviços de ônibus:

https://diariodotransporte.com.br/2017/12/14/em-segunda-votacao-e-apos-polemica-surpresa-camara-finalmente-aprova-reducao-de-poluicao-pelos-onibus-de-sao-paulo/

Doria ainda disse na entrevista que não concorda com a cobrança de eventuais inspeções e defende uma PPP – Parceria Público Privada, com compensações tributárias às empresas que realizarem o procedimento.

OUÇA A ENTREVISTA NA RÁDIO BANDEIRANTES

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Marcos disse:

    Pergunta, com isso ele veta a lei toda? ou só a parte da inspeção?
    E se com isso trava a licitação dos ônibus novamente, ou não?

    1. blogpontodeonibus disse:

      A lei toda a não ser que a Câmara desmembrar por emenda

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