Santo André tem dois ônibus que levam o brilho do Natal para a população

Ônibus Natalino da Suzantur é veículo extra e vai percorrer todas as linhas da empresa.

Um veículo é da Suzantur e faz as linhas no centro da cidade e na região da Vila Luzita, sem cobrar. Outro vai ficar em pontos da cidade com o tradicional “Fumassa”

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, deve investir pouco em decoração natalina neste ano de 2017.

Grande parte dos equipamentos públicos, que recebiam tradicionalmente os enfeites, não foi decorada.

Mas no que depender de uma empresa de ônibus e de um ex-motorista, o Brilho do Natal está garantido.

Foram apresentados nesta sexta-feira, 1º de dezembro de 2017, dois veículos especialmente decorados, por dentro e por fora, para fazer a alegria da criançada (inclusive de quem já é criança há décadas).

Ônibus Natalino da Suzantur, no Terminal Santo André-Oeste. Prefeitura de Santo André não fez divulgação, mas como empresa já tinha feito uma decoração em veículo no ano passado, população já sabia e aguardava

A Suzantur, que opera do Terminal Vila Luzita até o centro e nos bairros no entorno da Vila Luzita, uma das áreas mais populosas da cidade, equipou um ônibus que vai percorrer até o dia 06 de janeiro de 2018 todas as linhas da empresa, de forma alternada.

Em Mauá, também no ABC Paulista, há um veículo semelhante operando as linhas servidas pela Suzantur na cidade.

Não haverá cobrança de tarifa para os passageiros e o ônibus natalino é um veículo extra, ou seja, não será tirado nenhum coletivo da escala, garante a empresa.

A Mamãe-Noel, Ana Lúcia de Assis Maia, e o Papai Noel Reinaldo Giotto, em entrevista no ônibus Natalino

O valor aproximado para equipar cada ônibus, de acordo com o proprietário da Suzantur, Claudinei Brogliato, foi de aproximadamente R$ 30 mil. Os veículos são iluminadas com mais lâmpadas de led em comparação às edições passadas dos ônibus natalinos da Suzantur. Há também uma máquina que simula neve na rua por onde o ônibus passa, feita de um material não tóxico e biodegradável.

“Queremos transportar mais crianças e idosos. O ônibus é extra, não vai cumprir horário, mas vai percorrer todos os trajetos da empresa na cidade. Vale a pena este investimento e esta operação gratuita. É uma forma de retribuirmos a população e mostrar nossa gratidão pelo passageiro que foi nosso companheiro em mais este ano” – diz Brogliato, que ainda acrescentou que o veículo também vai fazer as linhas ALs – Alimentadoras, nos bairros mais periféricos.

Claudinei Brogliato, da Suzantur, fala que veículo vai percorrer todas as linhas operadas pela empresa

O ônibus natalino da Suzantur é conduzido pelo motorista Papai Noel, Reinaldo Giotto, que desde adolescente, já se veste de palhaço para fazer a animação da criançada.

“No ano passado, fui Papai Noel no Terminal Vila Luzita. Mas como motorista Noel é a primeira vez. Se me emocionei ante, imagine agora” – contou o profissional.

Reinaldo é auxiliado por uma bela Mamãe Noel, que não poupa sorrisos para presentar as crianças.

É a primeira vez que a cobradora Ana Lúcia de Assis Maia faz este trabalho, mas pela desenvoltura com as crianças, ao distribuir doces e tirar fotos com os pequeninos, parecia que a jovem tinha bastante experiência.

“É uma sensação única. Está sendo maravilhoso para mim”, disse Ana Lúcia.

Crianças fazem a festa com Papai Noel no Terminal de Vila Luzita. Mamãe Noel se diverte

Por onde o ônibus passava era alegria. Crianças e adultos, que mantém também um espírito infantil, acenavam, tiravam fotos e olhavam atentamente o veículo.

“ A semana toda o pessoal já estava esperando com ansiedade. Veio gente de bairros distantes daqui da Vila Luzita para ver esse ônibus. É uma oportunidade única para as crianças. Celular, internet, é frio, distancia.  Aqui é ao vivo, as crianças se comunicam, interagem umas com as outras. É muito interessante” – disse Andreuza Maria de Fávare, 53 anos, que mora na região de Vila Luzita e estava com o netinho no colo.

Antônio Florêncio Barbosa é “Papai Noel profissional”, mas seu pagamento é a alegria das crianças. Ele faz a festa em várias comunidades carentes da região de Vila Luzita, em Santo André

E não é que, de repente, o Terminal de Vila Luzita virou palco de encontro de “papais noéis”?

Antônio Florêncio Barbosa, 72 anos, há 12 anos se veste de graça de Papai Noel para fazer a festa de crianças carentes na região da Vila Luzita. Quando viu o ônibus natalino da Suzantur, logo se juntou à festa e tirou fotos com as crianças, com a Mamãe Noel e seu “colega Papai Noel”. Antônio diz ter sido pego de surpresa porque não sabia do ônibus.

“ É o que mais eu amo fazer. Não faço a barba e não corto muito o cabelo para parecer Papai Noel o ano todo. A primeira vez que fui Papai Noel, há 12 anos, foi numa escola infantil aqui na Vila Luzita. Nunca mais quis parar, é apaixonante. Eu amo o que eu faço. Faço de graça. Alegria de mexer com a criança. Isso me deixa feliz” – relatou emocionado.

As crianças na rua ficam deslumbradas com o Natalino da Suzantur. Sempre quando pode, a Mamãe Noel, Ana Lúcia de Assis Maia, desce do ônibus, dá doces, sorrisos, beijos e abraços nos pequeninos

Para saber a programação do ônibus natalino da Suzantur, em Santo André e em Mauá, o passageiro pode consultar o site da empresa:

Suzantur Santo André:

http://suzantursa.com.br/

Suzantur Mauá:

http://suzanturmaua.com.br/

Mesmo quando ainda está claro, ônibus natalino já chama a atenção

O ônibus natalino de Mauá teve divulgação da prefeitura.

Já a prefeitura de Santo André não fez divulgações do veículo natalino da Suzantur.

A gestão de Paulinho Serra deu ênfase no Bus-Noel, outro ônibus natalino que também abrilhanta a cidade.

Bus-Noel vai ficar em diversos pontos da cidade

O veículo é conduzido por Edilson de Oliveira Santos, conhecido como Edilson Fumassa.

Neste ano de 2017, Fumassa completa 15 anos comemorando Natal com os passageiros de ônibus. Atualmente, Fumassa é vereador, mas todo este tempo era dentro do ônibus, em seu cotidiano, que deixava fluir a criança e o Papai Noel que vivem nele.

No Paço Municipal, várias pessoas fizeram fila para ver de perto o ônibus, que dava voltas no quarteirão

 “Para mim o Bus Noel é um ícone. Estou debutando, já são 15 anos. Comecei a comemorar o Natal nos ônibus quando ainda era cobrador da extinta Viação Padroeira do Brasil, só com um gorrinho apenas. Assim que eu passei para motorista eu falei -‘Ah, agora é minha vez!’”

Fumassa se diverte com as crianças que querem de perto ver o Papai Noel e ficam encantadas com o ônibus

Diferentemente do ônibus da Suzantur, o Bus-Noel de Santo André não vai percorrer linhas. O veículo vai ir a diferentes locais da cidade, onde devidamente trajado de Bom Velhinho, Fumassa vai distribuir doces para as crianças.

A programação do Bus-Noel é atualizada na página do Facebook de Fumassa

https://www.facebook.com/edilson.fumassa.39

Comerciantes alugaram ônibus e pagaram enfeites, diz Fumassa

A decoração do ônibus foi custeada por estabelecimentos comerciais.

“Até um mês atrás eu não sabia como eu ia fazer. Infelizmente, a Viação Vaz, onde eu trabalhava, disse que se cedesse um ônibus ia faltar na frota e que não dava para me ajudar. Graças a Deus, várias pessoas se juntaram e alugaram um ônibus para mim para um mês.” – contou Fumassa.

Ônibus para a Copa do Mundo de 2010

Fumassa diz ainda que vai tentar fazer também em 2018 um ônibus em alusão à Copa do Mundo, como já ocorreu com ele em Santo André, quando Fumassa era motorista da Viação Vaz.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Santo André tem dois ônibus que levam o brilho do Natal para a população

  1. Amigos, boa tarde.

    Parabéns Suzantur.

    Esse buzão ficou showww e a ideia também é show.

    “Não haverá cobrança de tarifa para os passageiros e o ônibus natalino é um veículo extra, ou seja, não será tirado nenhum coletivo da escala, garante a empresa.”

    FELIZ NATAL!

    HO HO HO!

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: