Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprova fim da dupla função nos ônibus 

Ônibus terão de possui cobradores, independentemente do porte

Segundo vereadores, dirigir e cobrar “fere dignidade” profissional e humana de motoristas

ADAMO BAZANI

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou agora há pouco projeto que proíbe a dupla função nos transportes coletivos, pela qual o motorista, além de dirigir o ônibus, tem de fazer a cobrança da passagem.

Foram 40 votos favoráveis um contrário e oito abstenções.

O projeto é do vereador Reimont, do PT.

Se as empresas implantarem sistema de biometria para evitar fraudes no uso das gratuidades e 100% dos passageiros usarem o cartão de transporte, não haverá necessidade dos cobradores, caso contrário, estes profissionais deverão ser contratados ou recontratados.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Marcelo Crivella, que tem 15 dias para dar a decisão.

Em nota, o Rio Ônibus, sindicato que reúne as empresas, criticou a decisão.

O Rio Ônibus considera mais um retrocesso a decisão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro sobre a volta dos cobradores aos ônibus da capital, indo contra o movimento da sociedade por transparência.

A medida ignora que todos os ônibus do Rio têm bilhetagem eletrônica (a exemplo de outras grandes cidades do mundo) e que o Supremo Tribunal Federal (STF) já ratificou decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerando as funções de motorista e cobrador compatíveis entre si.

Neste momento de crise econômica no sistema municipal de ônibus, em decorrência da defasagem na tarifa, o Rio Ônibus está preocupado em preservar o emprego dos 40 mil trabalhadores do setor.

Atualmente, mais de 70% das transações nos ônibus municipais são feitas com cartões RioCard e a cobrança da passagem pelo motorista só acontece nas linhas com pelo menos 70% dos pagamentos feitos eletronicamente, conforme autorização da Secretaria Municipal de Transportes.

A bilhetagem eletrônica é mais prática para o passageiro, agiliza o embarque, ajuda a combater fraudes no uso de benefícios e reduz a circulação de dinheiro em espécie nos ônibus.

Além disso, são os dados de bilhetagem eletrônica, enviados periodicamente à SMTR, que informam o número de usuários do sistema municipal de ônibus.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Torres disse:

    o projeto é do Vereador Marcelo Arar com a co autoria do Vereador Reimont

  2. julio cesar santos de oliveira disse:

    q estranho… parece q o sindicato é contra a contratação e abertura de novos empregos aos cobradores da cidade? que observação estranha a do Sindicato.. está do lado dos Donos das empresas da cidade??? essa automatização do serviço deixa muito mais trabalhoso a “transparencia” ao que se refere esse tal de Adalmo. O cudadão naum precisa perder tempo em filas, nem pagar taxas absurdas pra contratar 2as. vias de bilhete Unico. Facilitar para o cidadão é trabalhar com transparência.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    Ainda em discussão, esta questão ??

    Cobrança eletrônica do buzaõ: SIM.

    Dupla função: NÃO

    Simples assim, quem entende de buzão sabe que dirigir e cobrar um buzão é INSANO.

    EVOLUI BARSIL.

    Att,

    Paulo Gil

  4. pietro disse:

    Rio é rio São Paulo é FORÇA!!! Nosso Sindicato dos Motoristas de São Paulo mantém e vai manter cobradores até o FIM!!!

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