Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprova fim da dupla função nos ônibus
Publicado em: 23 de novembro de 2017
Segundo vereadores, dirigir e cobrar “fere dignidade” profissional e humana de motoristas
ADAMO BAZANI
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou agora há pouco projeto que proíbe a dupla função nos transportes coletivos, pela qual o motorista, além de dirigir o ônibus, tem de fazer a cobrança da passagem.
Foram 40 votos favoráveis um contrário e oito abstenções.
O projeto é do vereador Reimont, do PT.
Se as empresas implantarem sistema de biometria para evitar fraudes no uso das gratuidades e 100% dos passageiros usarem o cartão de transporte, não haverá necessidade dos cobradores, caso contrário, estes profissionais deverão ser contratados ou recontratados.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Marcelo Crivella, que tem 15 dias para dar a decisão.
Em nota, o Rio Ônibus, sindicato que reúne as empresas, criticou a decisão.
O Rio Ônibus considera mais um retrocesso a decisão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro sobre a volta dos cobradores aos ônibus da capital, indo contra o movimento da sociedade por transparência.
A medida ignora que todos os ônibus do Rio têm bilhetagem eletrônica (a exemplo de outras grandes cidades do mundo) e que o Supremo Tribunal Federal (STF) já ratificou decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerando as funções de motorista e cobrador compatíveis entre si.
Neste momento de crise econômica no sistema municipal de ônibus, em decorrência da defasagem na tarifa, o Rio Ônibus está preocupado em preservar o emprego dos 40 mil trabalhadores do setor.
Atualmente, mais de 70% das transações nos ônibus municipais são feitas com cartões RioCard e a cobrança da passagem pelo motorista só acontece nas linhas com pelo menos 70% dos pagamentos feitos eletronicamente, conforme autorização da Secretaria Municipal de Transportes.
A bilhetagem eletrônica é mais prática para o passageiro, agiliza o embarque, ajuda a combater fraudes no uso de benefícios e reduz a circulação de dinheiro em espécie nos ônibus.
Além disso, são os dados de bilhetagem eletrônica, enviados periodicamente à SMTR, que informam o número de usuários do sistema municipal de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
o projeto é do Vereador Marcelo Arar com a co autoria do Vereador Reimont
q estranho… parece q o sindicato é contra a contratação e abertura de novos empregos aos cobradores da cidade? que observação estranha a do Sindicato.. está do lado dos Donos das empresas da cidade??? essa automatização do serviço deixa muito mais trabalhoso a “transparencia” ao que se refere esse tal de Adalmo. O cudadão naum precisa perder tempo em filas, nem pagar taxas absurdas pra contratar 2as. vias de bilhete Unico. Facilitar para o cidadão é trabalhar com transparência.
Amigos, boa tarde.
Ainda em discussão, esta questão ??
Cobrança eletrônica do buzaõ: SIM.
Dupla função: NÃO
Simples assim, quem entende de buzão sabe que dirigir e cobrar um buzão é INSANO.
EVOLUI BARSIL.
Att,
Paulo Gil
Rio é rio São Paulo é FORÇA!!! Nosso Sindicato dos Motoristas de São Paulo mantém e vai manter cobradores até o FIM!!!