Rodoviários do Rio convocam assembleia dia 30 para decidir sobre greve

Nesta terça-feira (21) sindicato desistiu de paralisação parcial em respeito a decisão judicial

ALEXANDRE PELEGI

O sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus do Rio – Sintraturb havia anunciado uma paralisação parcial na manhã desta terça-feira (21), mas decidiu não realizar o protesto após uma decisão judicial atender a recurso do Rio Ônibus, sindicato que reúne as companhias de transporte, que determinava multa e até prisão de líderes sindicais.

O protesto dos rodoviários seria contra atrasos nos pagamentos de salários e outros benefícios, além de pedir reajuste de 10%. A paralisação deveria ocorrer entre às 4h e às 9h.

Agora o sindicato dos motoristas decidiu marcar uma assembleia para o próximo dia 30 de novembro (5ª-feira), ocasião em que pretende discutir a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado.

O Sintraturb afirma que funcionários de quase metade das empresas de ônibus do Rio estão sem os pagamentos em dia, sendo que algumas delas já notificaram o sindicato de que não terão condições de pagar o 13º deste ano.

Segundo o sindicato, a categoria está com o dissídio atrasado desde junho e contabiliza que, de janeiro a outubro, foram registradas 5.140 demissões no setor. O presidente do Sintraturb, Sebastião José, acredita que, com a saída de circulação em breve de 637 ônibus antigos, outros 1,2 mil trabalhadores possam ser dispensados.

Nesta manhã, diante da suspensão da paralisação parcial, o sindicato optou por fazer manifestações diante das garagens, sem impedir a circulação dos coletivos, apenas erguendo placas e cartazes com mensagens evidenciando a crise dos transportes no Rio.

Em nota, o Rio Ônibus diz que apesar da crise que os transportes na cidade estão passando, não é o melhor momento para haver uma paralisação:

Dados do Centro de Controle e Operação do Rio Ônibus informam que cerca de 80% da frota total do município estava circulando nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (21/1), o que é considerado normal, comparando com um dia comum.

Nesta segunda-feira, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Marcos Cavalcante manteve a decisão de proibir o Sindicato Municipal dos Trabalhadores Empregados em Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Rio de Janeiro (Sintraurb) de “efetuar, comandar, coordenar ou incentivar” a paralisação dos motoristas nesta terça-feira.

Na decisão, o magistrado considerou que o sindicato da categoria não avisou previamente as empresas e as autoridades municipais, e que a paralisação causaria prejuízos à população do município do Rio de Janeiro.

O Rio Ônibus reitera que uma paralisação neste momento em nada contribuiria para a solução de problemas que têm impactado as empresas e, consequentemente, os rodoviários; e que está aberto ao diálogo  com a categoria e as autoridades municipais.

As empresas de ônibus dizem que estão atrasando salários e benefícios e que não podem conceder o reajuste devido principalmente às últimas reduções do valor das tarifas por determinação judicial e o congelamento praticado neste ano pelo governo municipal Marcelo Crivella.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Roberto disse:

    Não acredito nesta representação sindical tendo em vista que já vamos para 3 anos sem aumento , e mais quando o motorista adere a greve e caso a mesma e compreendida como ilegal ; a empresa desconta ou demite o motorista e esse safado desse presidente e sua equipe se omitem em relação aos que vocês chamam de (Companheiros) , para minha pessoa vocês são uma cambada de ( COME DORME PARA NÃO FALAR OUTRA COISA ) 👊 .

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading