Novo midi Foz 2500 da Caio está em processo de homologação pela SPTrans
Publicado em: 9 de novembro de 2017
Modelo deve custar menos que o Caio Apache VIP, mas com as mesmas características básicas
ADAMO BAZANI
Em breve, as ruas da capital paulista devem ter um novo modelo de ônibus urbano em circulação.
Trata-se de um midibus (popularmente chamado micrão) Caio Foz 2500 já com o padrão exigido pela SPTrans, incluindo o ar-condicionado.
O modelo tem a mesma estrutura e carroceria do Caio Apache VIP, mas com custo de aquisição menor.
A homologação pela SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da cidade, está em fase final.
A unidade que deve ser apresentada às empresas de ônibus, após a conclusão da homologação, é de chassi Mercedes-Benz OF1519 e tem 9,86 metros.
“É um produto de qualidade que aumenta a gama da Caio no mercado. É a mesma estrutura do Apache VIP e a mesma garantia com o conceito Caio Induscar” – disse o representante da Caio em São Paulo, Gildo Vendramini.
O modelo apresenta algumas atualizações estéticas, em especial no parabrisa, vigia traseiro e conjunto ótico, além de conceitos mais modernos de ergonomia.
Com um custo de aquisição mais baixo (o valor ainda vai ser definido) que o Apache VIP dependendo da configuração, o Caio Foz2500 pode ser indicado para prestação de serviços no subsistema local da cidade, operado por ex-cooperativas que se tornaram empresas. Uma das expectativas é que o edital de licitação, que deve ser lançado em breve, passe a exigir que, onde há condições operacionais e de dimensões, os micrões substituam os micro-ônibus, ampliando este mercado.
Em agosto, a Caio lançou um novo micro-ônibus, F2400, com vistas às linhas alimentadoras e locais na versão urbana. Há também a versão para fretamento e turismo.
O modelo trouxe inovações estéticas e também funcionais.
Micro Foz 2400 para operação na zona Leste da Capital Paulista com chassi Volkswagen-MAN 9-160
Há já unidades para o padrão da SPTrans.
No subsistema local é onde a Caio mais enfrenta concorrência de outros fabricantes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Amigos, boa noite.
O micrão Foz ficou legal, apesar da similaridade com “alguém”.
Só pecaram nas lanternas traseiras, podiam ter feito algo mais contemporânio
Att,
Paulo Gil
Ele é praticamente uma cópia do Neobus Spectrum City.
Muitas vezes o CONTEMPORÂNEO não é funcional
Esse é o Foz Super que sempre conhecemos… a diferença aí está nas janelas de vidro colado e no ar condicionado (BH tem modelo equipado com ar)
Sim, mas é bom frisar:. A nomenclatura comercial é agora Foz 2500. BH tem com ar, mas este é do padrão SPTrans e ainda vai ser homologado de acordo com as exigências da gestora da Capital Paulista, ok?