Cummins e Gillig firmam parceria para desenvolver ônibus 100% elétrico

Trabalho de colaboração técnica centra-se na integração e otimização da nova tecnologia elétrica de bateria oferecida pela Cummins, que em breve impulsionará os ônibus de emissão zero produzidos pela Gillig

ALEXANDRE PELEGI

São duas empresas de segmentos distintos: a Cummins Inc., fabricante independente de motores Diesel e a Gás, e a Gillig, designer e fabricante americana de ônibus.

As duas se uniram em parceria para desenvolver um ônibus 100% elétrico.

O trabalho técnico entre as empresas busca a integração e a otimização da nova tecnologia elétrica a bateria oferecida pela Cummins que, em breve, equipará os ônibus com emissões zero da Gillig.

O acordo foi anunciado em outubro pelos executivos das duas empresas, Derek Maunus, presidente da Gillig, e Amy Boerger, vice-presidente de Vendas da Cummins para América do Norte, num evento da APTA – American Public Transportation Association.

No ato que marcou o anúncio do desenvolvimento em conjunto, Manaus afirmou que a Gillig já tem uma relação comercial bastante consolidada com a Cummins (as empresas trabalham juntas desde a década de 1950), e que agora, com a nova parceria, as empresas irão compartilhar suas respectivas metas em tecnologias, “e desenvolver, com a vantagem de uma visão conjunta, para fornecer a mais avançada tecnologia em eletrificação do mercado de ônibus para nossos clientes”.

A meta inicial será o desenvolvimento de uma nova bateria elétrica para um ônibus eletrificado da Gillig com foco na faixa de operação de 322 km (200 milhas) com uma única carga. O ônibus terá motor de tração dianteira com torque de 3.500 Nm (Newton meters), utilizando energia do sistema de frenagem regenerativo. Um pacote de acessórios será alimentado pelo sistema Cummins. A implantação inicial do ônibus usará um carregador plug-in.

A Cummins atualmente alimenta a série Gillig de ônibus Low Floor, BRT, BRTPlus, Comutador e Trolley, com um amplo portfólio de Diesel limpo, gás natural quase zero e energia Diesel-híbrida.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Com todo respeito aos demais motores, mas motor CUMMINS é showwwwwww!

    Att,

    Paulo Gil

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