Cummins e Gillig firmam parceria para desenvolver ônibus 100% elétrico
Publicado em: 9 de novembro de 2017
Trabalho de colaboração técnica centra-se na integração e otimização da nova tecnologia elétrica de bateria oferecida pela Cummins, que em breve impulsionará os ônibus de emissão zero produzidos pela Gillig
ALEXANDRE PELEGI
São duas empresas de segmentos distintos: a Cummins Inc., fabricante independente de motores Diesel e a Gás, e a Gillig, designer e fabricante americana de ônibus.
As duas se uniram em parceria para desenvolver um ônibus 100% elétrico.
O trabalho técnico entre as empresas busca a integração e a otimização da nova tecnologia elétrica a bateria oferecida pela Cummins que, em breve, equipará os ônibus com emissões zero da Gillig.
O acordo foi anunciado em outubro pelos executivos das duas empresas, Derek Maunus, presidente da Gillig, e Amy Boerger, vice-presidente de Vendas da Cummins para América do Norte, num evento da APTA – American Public Transportation Association.
No ato que marcou o anúncio do desenvolvimento em conjunto, Manaus afirmou que a Gillig já tem uma relação comercial bastante consolidada com a Cummins (as empresas trabalham juntas desde a década de 1950), e que agora, com a nova parceria, as empresas irão compartilhar suas respectivas metas em tecnologias, “e desenvolver, com a vantagem de uma visão conjunta, para fornecer a mais avançada tecnologia em eletrificação do mercado de ônibus para nossos clientes”.
A meta inicial será o desenvolvimento de uma nova bateria elétrica para um ônibus eletrificado da Gillig com foco na faixa de operação de 322 km (200 milhas) com uma única carga. O ônibus terá motor de tração dianteira com torque de 3.500 Nm (Newton meters), utilizando energia do sistema de frenagem regenerativo. Um pacote de acessórios será alimentado pelo sistema Cummins. A implantação inicial do ônibus usará um carregador plug-in.
A Cummins atualmente alimenta a série Gillig de ônibus Low Floor, BRT, BRTPlus, Comutador e Trolley, com um amplo portfólio de Diesel limpo, gás natural quase zero e energia Diesel-híbrida.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Amigos, boa noite.
Com todo respeito aos demais motores, mas motor CUMMINS é showwwwwww!
Att,
Paulo Gil