Toyota revela como será seu novo ônibus a hidrogênio

Oito câmeras, sistema que deixa o veículo a três centímetros da guia e sensor de obstáculo e aceleração são algumas das novidades. Cem unidades devem estar em circulação

Marca japonesa também privilegiou design e itens de segurança, como controle de frenagem e aproximação das paradas

ADAMO BAZANI

A fabricante japonesa Toyota divulgou imagens de como vai ser seu novo ônibus conceito movido com célula de combustível de hidrogênio. O veículo será um dos destaques do Salão de Tóquio 2017, conhecido mundialmente por revelar inovações no setor automotivo, que neste ano, em sua 45ª edição, ocorrerá entre os dias 25 de outubro e 5 de novembro.

O modelo não emite nenhum tipo de poluente durante a operação e o projeto é oficialmente chamado de Toyota Sora Fuel Cell Concept. Sora forma as iniciais de ‘Sky, Ocean, River e Air’, ou, em português, Cora, para “Céu, Oceano, Rio e Ar”, fazendo uma referência ao ciclo da água.

A célula de combustível é obtida por meio da eletrólise da água, que é um processo que separa o hidrogênio do oxigênio. As células de hidrogênio são armazenadas e convertidas em eletricidade que move o ônibus.

Como subproduto, sai do escapamento deste ônibus, vapor d’água.

O ônibus possui 10 tanques pressurizados com hidrogênio que ficam na parte superior do veículo.

Cada ônibus terá dois motores que rendem 228kW de potência juntos.

Com 10,5 metros de comprimento, aqui no Brasil seria considerado um veículo midi.

Design interior foi elaborado para transportar mais passageiros em pé

A capacidade é para 79 ocupantes, sendo 22 passageiros sentados, 56 em pé e o motorista. O design interno é para transportar a maior parte das pessoas em pé, já que o modelo é pensado para rotas rápidas alimentadoras.

O ônibus ainda possui um sistema de aproximação de parada, inédito no Japão, que detecta o alinhamento da via e permite que o ônibus pare a uma distância entre 3 centímetros e 6 centímetros da guia.

Também há sistemas automáticos que desaceleram o ônibus quando o veículo se aproxima de qualquer obstáculo e permitem aceleração suave quando o caminho é desobstruído.

Oito câmeras, entre externas e internas, com exibição das imagens em monitores no painel permitem que o motorista tenha melhor visão do que ocorre no trajeto.

Segundo a Toyota, para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, estarão em circulação ao menos cem unidades do modelo, em especial, na região metropolitana.

Em nota, a Toyota detalhou algumas das características do veículo:

  • Segurança aprimorada da função de monitoramento periférico de ônibus (inédito no Japão)

Oito câmeras de alta definição instaladas dentro e fora do veículo detectam pedestres e bicicletas ao redor do ônibus, fornecendo uma função de monitoração periférica que avisa o motorista com som e imagens para melhorar a segurança.

  • Segurança melhorada da função de controle de aceleração inédito no Japão)

A função de controle de aceleração suprime a aceleração súbita e permite uma aceleração suave de paradas, em consideração a segurança dos passageiros em pé. Além disso, não há balanços porque não há mudança de marchas.

  • Maior facilidade de embarque e saída por meio do controle automático de chegada (inédito no Japão )

A adoção do controle automático de chegada detecta a linha de orientação na superfície da via e usa direção e desaceleração automáticas para parar o ônibus com aproximadamente 3 a 6 cm de distância da parada e dentro de um alcance de 10 cm antes ou depois do ponto de ônibus posição. Isso melhora o embarque e a saída para passageiros que usam carrinhos de criança ou cadeiras de rodas, por exemplo.

  • Maior comodidade através do ITS Connect

A capacidade de transporte de ônibus, velocidade, pontualidade e conveniência é impulsionada pelo ITS Connect, que utiliza comunicações veículo-veículo e veículo-garagem para permitir condução segura, juntamente com sistemas que suportam comboios de ônibus e que fornecem prioridade nos sinais de trânsito (PTPS ).

Design externo foi pensado para remeter a ar de modernidade e qualificar o ambiente por onde passar

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

3 comentários em Toyota revela como será seu novo ônibus a hidrogênio

  1. Amigos, boa noite.

    Nooooooooooooossa muiiiiiiiiiiiito legal esse buzão, que requinte interno.

    Sou contra o degrau interno, buzão tem de ter salão reto.

    Viu estão quase chegando na ideia do Paulo Gil. buzão sem banco, para deslocamento rápidos.

    Esse salão de Tokio deve ser um sonho.

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

  2. Bastante diferente não rs

  3. rubenn dean paul alws // 21 de outubro de 2017 às 08:16 // Responder

    Essa inovação da Toyota é para país de 1º Mundo. O Brasil, não será incluído nessa modernidade. Vamos imaginar um Ônibus desse aqui no Brasil!?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: