Prefeitura de SP anuncia retomada de manutenção dos semáforos; Zona Sul ainda tem falhas

Semáforos seguem apagados em ruas da capital

ALEXANDRE PELEGI

Após o Consórcio SP Manutenção Semafórica desistir de prosseguir com o processo em que contestava a licitação para conserto dos semáforos da capital paulista, o prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, anunciou nesta terça-feira (3) a imediata retomada da manutenção.

Apesar da celeridade contida na frase do prefeito, semáforos da Zona Sul da cidade seguem apagados, segundo o programa “Bom Dia SP”, da TV Globo, desta quarta-feira (4).

A reportagem da TV mostrou problemas na sinalização entre a Alameda dos Arapanés e Avenida Bem-Te-Vi e entre as Ruas Quintana e Guararapes, que seguem sem funcionar.

João Doria afirmou ontem: “já houve homologação pela Justiça, o que dá agora força plena para o trabalho de recuperação dos semáforos na cidade de São Paulo”.

A decisão da Justiça permite que a prefeitura e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) poderão retomar os contratos suspensos, que abrangem as zonas Sul e Leste da cidade de São Paulo.

Números da CET registraram 10.064 falhas em semáforos de São Paulo de janeiro a julho deste ano, uma média de 50 por dia. Em 2016 a quantidade de falhas foi de 3.663.

O problema da manutenção dos semáforos começou no fim do ano passado, na mudança de gestão na prefeitura de SP. Os contratos com as empresas de manutenção terminaram ao mesmo tempo que o mandato do então prefeito Fernando Haddad.

Somente em abril a Prefeitura lançou um edital para retomar o serviço, que acabou barrado pelo Tribunal de Contas do Município, exigindo que CET corrigisse 11 falhas.

Em julho, a Prefeitura novamente cancelou o primeiro pregão, retomando-o dias depois.

A cidade foi dividida em três lotes de manutenção. A CET realizou uma licitação para cada lote, cabendo o primeiro contrato para a empresa Arc, assinado no dia 17 de agosto. Este contrato refere-se à Zona Sul e parte do Centro. Os dois outros foram assinados com os consórcios MCS Inteligente e Semáforos Paulistano.

A Prefeitura preparar um edital para firmar uma parceria público-privada (PPP) dos semáforos, visando implantar um sistema inteligente. Isso permitiria que cerca de 80% dos 6.500 semáforos da cidade possam ser automatizados e operados a distância. Hoje, apenas 600 estão conectados.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading