Cítaro, modelo Euro-VI premiado da Mercedes-Benz, começa a operar em fase de teste em Santiago do Chile

A introdução do veículo faz parte dos testes com novas tecnologias realizado pelo Ministério dos Transportes e Telecomunicações do país

ALEXANDRE PELEGI

Desde esta quarta-feira (dia 27 de setembro) até 20 de outubro passa a operar em fase de testes, na região metropolitana de Santiago do Chile, ônibus modelo Citaro, fabricado pela empresa Mercedes Benz, considerado o ônibus mais premiado do mundo.

O veículo fará a rota 501 do operador Metbus, concessionária do sistema de Transporte Público de Santiago (Transantiago).

O Transantiago faz a integração física e tarifária de todos os ônibus do transporte público da capital do Chile, operados por 7 concessionárias, além do Metrô de Santiago.

A introdução do veículo faz parte dos testes com novas tecnologias que vem sendo realizado pelo Ministério dos Transportes e Telecomunicações do país, tendo em vista a próxima licitação do Transantiago.

No lançamento do piloto, a ministra dos Transportes e Telecomunicações, Paola Tapia, enfatizou que com este novo teste “estamos cumprindo a tarefa proposta para melhorar o transporte público na capital e, portanto, a qualidade do serviço recebida diariamente por milhares dos usuários do sistema na capital”.

Como principais características o veículo tem a baixa emissão de partículas, cumprindo o padrão Euro VI.

O Citaro já circula em cidades como Paris, Roma, Berlim, Madrid, Stuttgart, Tóquio, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Nova York.

O veículo incorpora andar baixo, que beneficia principalmente os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida, que representaram 13% das preocupações dos usuários manifestadas em consulta pública. O Citaro possui também ar condicionado e conexão Wi-Fi.

Quanto aos elementos técnicos a serem destacados no ônibus piloto, destaca-se o baixo impacto no meio ambiente, cumprindo o padrão Euro VI, o que reduz em mais de 60% a emissão de material particulado -2,5 MP- , quase 10 vezes menor do que os primeiros veículos do sistema (Euro III).

Além disso, o veículo tem um silenciador de motor, o que contribui para reduzir as emissões de ruído, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, especialmente em áreas residenciais.

O Transantiago assinala em seu site oficial que o projeto piloto com o Citaro faz parte de uma série de testes realizados com diferentes tecnologias e recursos que podem ser adicionados ao sistema, como os ônibus elétricos, de dois andares ou híbridos, entre outros.

Veja outras fotos do Citaro que está operando em fase de testes em Santiago do Chile:

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Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    VIVA EL CHILE !

    Como é triste viver num país Tupiniquin Jurássico.

    O painel que se move junto com o volante é showwwwwwwwwwwwwwwwww.

    Parabéns Mercedes.

    Poxa Mercedes que falta de consideração não colocar um Citaro para rodar em Sampa.

    Magoei.

    E vocês viram NÃO TEM CATRAAAAAAAAAAACA.

    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ACORDA FISCALIZADORA E ACORDA SAMPA.

    MUDA BARSIL.

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

  2. roque disse:

    quando vamos ter esses ônibus aqui, um paiz atrasado, com esses modelos ultrapassado
    com esses motores dianteiros uma carroça, precisamos evoluir, mercedes, volks, volvo,
    iveco, evolui em seus projetos, nos somos humanos não animais.

    1. Carlos Fontes disse:

      No sistema Transantiago a taxa de evasão de tarifas é > 30%…. consequentemente o governo Chileno tem que arcar com a diferencia. Sem catraca não dar, infelizmente

  3. Enquanto os zelosos Chilenos avançam no aspecto ambiental introduzindo desde já os silenciosos ônibus novos Euro 6 (com filtro de partículas cancerígenas do diesel), que já são obrigatórios nos EUA e Europa desde 2010 e 2012, as montadoras brasileiras – as mesmas que fornecem ônibus Euro 6 para Santiago – com a aquiescência das autoridades e do BNDES, que financia os ônibus novos, seguem despejando no mercado brasileiro em cidades muito contaminadas pelo diesel, os caros ônibus Euro 5 (25% a mais) equipados com um sistema de controle de NOx que não funciona (segundo o ICCT) e que não atende os padrões ambientais brasileiros na operação real das ruas. Ainda assim, os ônibus Euro 5 ainda não foram banidos das aquisições das operadoras de transporte coletivo brasileiro. E o BNDES, que tem um Código de Ética Ambiental rigoroso (que parece não ser cumprido) não toma providências para vetar os financiamentos para os Euro 5.

  4. Que show, sonho no Brasil, se bem que a prefeitura poderia aceitar pelo menso pra teste né, Caio já chega.

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