EXCLUSIVO: Ônibus do Refrota de Mauá já estão em fase final de encarroçamento

Ônibus da Suzantur em fase final de produção

Empresa Suzantur foi a primeira a aderir financiamento, mas ainda não obteve o depósito do dinheiro pela Caixa

ADAMO BAZANI

Já estão em fase final de produção os novos ônibus comprados pela Suzantur de Mauá no âmbito do Refrota, o programa de financiamento do Governo Federal para renovação da frota de ônibus urbanos no País com recursos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

A empresa foi a primeira a aderir ao programa que foi anunciado em dezembro do ano passado, mas só teve o primeiro contrato assinado em 12 de junho.

Apesar disso, a Suzantur ainda não recebeu o crédito da Caixa que, quando virá nos próximos dias, será insuficiente para pagar os 100 ônibus encomendados porque entre a adesão ao programa no início do ano e a assinatura de contrato, houve aumento no valor dos chassis e carrocerias e o Refrota não prevê a variação de preços.

“Ainda não recebemos o dinheiro da Caixa, mas prosseguimos a encomenda e, em breve os ônibus estarão circulando. Serão 80 mídis (micrões) e 20 convencionais” – disse no início da noite desta sexta-feira, ao Diário do Transporte, o empresário Claudinei Brogliato, dono da Suzantur.

O financiamento é de R$ 30,3 milhões.

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São 80 micrões Mercedes-Benz OF1519 com carroceria Marcopolo Torino e 20 convencionais Mercedes-Benz OF1721, com carroceria Marcopolo Torino.

Alguns ônibus usados de Mauá, mas com baixa idade, de até três anos, serão realocados para o sistema de Santo André, cidade vizinho no ABC Paulista, onde a empresa opera provisoriamente até a realização de uma licitação, as 15 linhas da região de Vila Luzita desde outubro de 2016, quando a antiga empresa, Expresso Guarará deixou de operar após decretar falência.

A primeira empresa a receber os recursos do Refrota, mesmo não sendo a primeira a aderir ao financiamento, foi a Viação Garcia, que colocará os ônibus novos para circular em linhas metropolitanas de Londrina e Maringá.

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Por enquanto, os principais financiamentos no âmbito do Refrota (entre liberações e seleções de propostas ainda não c oncretizadas) são:

– Suzantur (Mauá-SP): R$ 30,3 milhões – 100 ônibus – Caixa Econômica Federal (em fase final)

– Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda (Valinhos/SP): R$ 14,9 milhões – 45 ônibus – Caixa Econômica Federal (seleção da proposta).

– Viação Garcia (Londrina-PR /Maringá-PR): R$  9,5 milhões – 30 ônibus – BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (crédito liberado em 11 de setembro de 2017)

– Mobibrasil Expresso S.A. (Recife-PE, São Lourenço da Mata-PE, Camaragibe-PE): R$ 5,37 milhões – 20 ônibus  Caixa Econômica Federal (seleção da proposta).

– Transcol – Empresa de Transportes Coletivos Ltda (Teresina-PI): R$ 5,2 milhões – 15 ônibus – Caixa Econômica Federal (seleção da proposta).

– Viação Cidade Sorriso de Toledo (Toledo/PR): R$ 2,21 milhões – 10 ônibus – BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul(seleção da proposta).

– Transportes Coletivos Capivari Ltda (Tubarão-SC e Capivari de Baixo-SC): R$ 2,98 milhões – 07 ônibus – Caixa Econômica Federal (seleção da proposta).

– SEI EMTRACOL – Empresa de Transportes Coletivos Ltda (Teresina-PI): R$ 2,29 milhões – 06 ônibus – Caixa Econômica Federal (seleção da proposta).

– Viação Santana Ltda(Teresina-PI): R$ 1,9 milhão – 05 ônibus – Caixa Econômica Federal (seleção da proposta)

– Transportes São Cristóvão Ltda (Teresina-PI): R$ 1,52 milhão – 04 ônibus – Caixa Econômica Federal (seleção da proposta).

– Transportes Coletivos Cidade Verde Ltda (Teresina-PI): R$ 1,52 milhão – 04 ônibus – Caixa Econômica Federal (seleção da proposta).

– Transportes Therezina Ltda (Teresina-PI): R$ 1,14 milhão – 03 ônibus – Caixa Econômica Federal (seleção da proposta).

Os valores podem variar de acordo com a data da apresentação da carta-consulta e o tipo de ônibus.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

3 comentários em EXCLUSIVO: Ônibus do Refrota de Mauá já estão em fase final de encarroçamento

  1. Amigos, boa noite.

    A velocidade da CEF sempre foi lenta mesmo.

    Pra que creditar o dinheiro na conta da Suzantur ?????

    Credita direto nas contas dos credores.

    X% na conta da MBB,e

    Y% na conta da Marcopolo RJ

    Simples assim , mas …

    Já não basta a defasagem no valor dos produtos ???

    MUDA BARSIL.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Acho que agora sai.

  3. Vão encher Maua com esses microes…e diminuir o número de cobradores…espero que resolvam aumentar a frota mas parece que só vão substituir os ônibus que já estão por aqui…

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