Ícone do site Diário do Transporte

Maior corredor de ônibus da SBC que deveria ser concluído em 2014 vai ser entregue só em 2019, diz prefeitura

Ônibus articulados receberam preparação de portas à esquerda, mas como nenhum corredor foi concluído, veículos só operam com portas do lado direito e em vias comuns

Obras do Corredor Leste-Oeste foram retomadas na quarta-feira. Apenas 45% do corredor foram concluídos até agora

ADAMO BAZANI

O Corredor Leste-Oeste, a maior ligação com pistas exclusivas prevista para a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, deve ser entregue com cinco anos de atraso em relação à data inicial a anunciada ainda na gestão do prefeito anterior, Luiz Marinho, em seu primeiro mandato, em 2012.

Na ocasião, Marinho havia anunciado a conclusão de um pacote de 12 corredores e quatro terminais até 2014. As obras contam com recursos da União e internacionais.

A empresa operadora da cidade, SBCTrans, ao comprar 25 ônibus novos articulados em 2014, já havia preparado os veículos para receberem portas à esquerda a fim de se adequarem aos corredores prometidos. No entanto, como os espaços não foram concluídos, os veículos não foram adaptados e circulam em vias comuns somente com portas do lado direito.

Relembre a matéria:

https://diariodotransporte.com.br/2014/02/11/novos-articulados-da-sbctrans-podem-ser-preparados-para-os-futuros-corredores-da-cidade/

A nova previsão para a conclusão de Corredor Leste-Oeste anunciada nesta semana pela atual gestão, de Orlando Morando, é março de 2019.

As obras da segunda fase, que foram retomadas nesta semana, consistem na construção de novo viaduto sobre a Rodovia Anchieta, paralelo ao viaduto Teresa Delta.

Segundo a prefeitura, também será feita uma nova alça de acesso à Rodovia Anchieta. O acesso da Avenida do Cruzeiro, que liga a área à rodovia, vai ser reaberto, “com circulação pela esquerda (mão inglesa), ainda na primeira quinzena do mês. Também são alternativas de entrada à Anchieta as vias Ruas Príncipe Humberto, Ernesto Masini e Alameda Glória.” – anuncia o poder público.

O Corredor Leste-Oeste deve ter 13,6 quilômetros de extensão desde o km 22 da rodovia dos Imigrantes, perto do limite com Diadema, até a Praça dos Bombeiros, passando pela estrada Samuel Aizemberg, avenida José Odorizzi, viaduto Tereza Delta, avenidas Francisco Prestes Maia e Tiradentes.

O corredor deve ter quatro viadutos: na esquina das avenidas José Odorizzi e Robert Kennedy, na alça de acesso à Via Anchieta (Km 20,7), na Praça dos Bombeiros e na Avenida Castelo Branco (altura da Rua dos Flamingos, próximo à Rodovia dos Imigrantes).

Ainda segundo a prefeitura, o empreendimento está dividido em três etapas, com conclusão prevista para março de 2019 e custo total de aproximadamente R$ 140 milhões. Os recursos são financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF) e pela Corporação Andina de Fomento (CAF), cuja liberação de empréstimo no valor de US$ 125 milhões foi aprovada no Senado em 8 de agosto de 2017.

Em nota, o prefeito Orlando Morando anunciou que pretende fazer alterações em relação ao projeto inicial da gestão Luiz Marinho.

“Estamos fazendo uma reformulação completa, dentro do projeto do corredor Leste-Oeste. Neste mesmo lote teremos um corredor de ônibus que ligará a Praça dos Bombeiros à Avenida Prestes Maia”

A prefeitura ainda informa no comunicado à imprensa  que “a primeira fase da obra envolverá a instalação do viaduto, sendo estimada em R$ 51 milhões. Até o momento 45% da intervenção já foi executada. Já as alças do viaduto e proteção do oleoduto Petrobrás estão estipuladas em R$ 57,5 milhões. Ambas etapas estão previstas para serem concluídas em dezembro do ano que vem. O último estágio da obra está previsto para março de 2019.”

Na semana passada, a prefeitura entregou 1,7 quilômetro de vias do corredor de ônibus Alvarenga, outro prometido para 2014, dentro do pacote de 12 ligações exclusivas para o transporte público.

No entanto, a obra completa só deve ser entregue em dezembro de 2018.

O corredor Alvarenga terá 3,8 quilômetros e vai ligar a Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção, até as proximidades da rodovia dos Imigrantes.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/09/05/corredor-de-onibus-alvarenga-em-sao-bernardo-do-campo-vai-atrasar-novamente/

O pacote de corredores e terminais prometidos no Plano de Transportes Urbanos de São Bernardo do Campo engloba os seguintes espaços:

– Corredor de Ônibus Faria Lima

– Corredor de Ônibus Jurubatuba

– Corredor de Ônibus Montanhão

– Corredor de Ônibus Ferrazópolis

– Corredor de Ônibus Rotary

– Corredor de Ônibus Capitão Casa

– Corredor de Ônibus Castelo Branco

– Corredor de Ônibus Galvão Bueno

– Corredor de Ônibus João Firmino

– Corredor de Ônibus Senador Vergueiro

– Corredor de Ônibus Leste-Oeste

– Corredor de Ônibus Alvarenga

– Terminal de Ônibus Grande Alvarenga (antigo Alves Dias).

– Terminal de Ônibus Batistini

– Terminal de Ônibus Vila São Pedro

– Terminal de Ônibus Rudge Ramos

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile