Rio de Janeiro já fiscaliza uso indevido de vagas especiais em shoppings e supermercados há 3 meses

Enquanto CET se prepara para multar uso indevido de vagas especiais em shopings da capital de SP, prefeitura do Rio já aplicou 1,3 mil multas 

ALEXANDRE PELEGI

Como diz o comentarista de futebol, “a regra é clara”. As vagas especiais em estacionamentos particulares foram definidas pela Lei Federal de Inclusão, e desde 2015 os comerciantes são obrigados a seguir regras específicas de sinalização de vagas exclusivas.  Pela lei, 2% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência, e 5% a idosos.

Considerada infração gravíssima para quem desrespeitar o uso especial do espaço reservado, a multa ao infrator é de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH.

Enquanto em São Paulo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ainda se prepara para multar quem estacionar irregularmente nessas vagas especiais localizadas em estacionamentos como os de shopings, a prefeitura do Rio de Janeiro já atua no cumprimento da lei há quase três meses.

Conforme noticiamos, a CET-SP criou uma equipe especial para fiscalizar o uso indevido das vagas especiais, trabalho que começa apenas em 1º de setembro. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/08/04/cet-vai-fiscalizar-estacionamento-irregular-em-vagas-para-idosos-e-deficientes-em-shoppings-da-capital/

No Rio de Janeiro a Guarda Municipal faz operações diárias há quase três meses, e já aplicou nesse período 1.365 multas em estacionamentos de uso coletivo.

A operação no Rio de Janeiro alcançou 103 shoppings e 53 supermercados, de todas as regiões da cidade, utilizando-se até mesmo de reboques. Perto de 60% das infrações, consideradas gravíssimas, foram aplicadas na Zona Oeste da cidade.

Do total das multas aplicadas, 1.180 veículos ocupavam indevidamente as vagas para idoso, e 185 estacionavam em locais para pessoas com deficiência.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

 

 

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Pura perda de tempo.

    Tanta coisa pra se fazer no trânsito, vão perder tempo em fiscalizar propriedades particular.

    Além de tudo inconstitucional.

    Não como nenhum shopping entrou com uma liminar.

    Isso é o fim da picada.

    O puder tem de parar de querer atuar na iniciativa privada e atuar na sua área fim “a pública”.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading