Prefeitura de SP premia startups inovadoras em mobilidade urbana

O CEO da Scipopulis, Roberto Speicys, recebe o troféu do MobiLab. Foto: Vitória Batistoti

Scipopulis foi a grande vencedora. Prêmio destaque foi para o aplicativo Woole, que visa facilitar o uso de bicicleta como meio de transporte

ALEXANDRE PELEGI

O MobiLab, Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo, promoveu nesta sexta-feira (4) o Demo Day, evento que reuniu apresentações das startups de seu programa de residência a investidores, aceleradoras e agentes do ecossistema de inovação.

Coordenado pelas secretarias de Inovação e Tecnologia e de Mobilidade e Transportes, o evento teve a participação das startups ClickFretado, Logbee, SafeTruck, Scipopulis e Woole.

O MobiLab é um programa da Prefeitura que, com base em dados abertos, permite que startups inovem e criem  soluções ágeis, baratas e criativas para os problemas de mobilidade e transporte da cidade. É o primeiro espaço de coworking público do país que promove a interação entre técnicos da administração pública, terceiro setor, startups e universidades, formando um ecossistema que integra e compartilha conhecimentos e experiências de diferentes organizações.

A grande vencedora do Demo Day foi a Scipopulis, que tem se dedicado à mobilidade urbana e atua já no segmento de smarts cities. Os integrantes da Scipopulis receberam como prêmio uma viagem à China, que inclui visita técnica à startup de mobilidade Didi Chuxing e participação no Fórum Brasil-China Challenge, que acontece no início de setembro. O prêmio foi oferecido pela 99.

Além da viagem, a Scipopulis terá direito a um mês de estágio para até quatro pessoas oferecido pela Serasa Experian, em seu DataLab. Isso possibilitará à Scipopulius o acesso a mais de 20 mil dados diversos que poderão ser usados no aperfeiçoamento de seus projetos.

SCIPOPULIS, PARCEIRA DO DIÁRIO DO TRANSPORTE:

Desde a inauguração de nossa nova plataforma digital, nós do Diário do Transporte estamos contando com a parceria da Scipopulis na apresentação de uma janela com dados das linhas de ônibus mais lentas da cidade de São Paulo. As linhas mais lentas são um dos indicadores que a Scipopulis consegue fornecer através do seu algoritmo de análise de dados que processa os dados de GPS dos ônibus em tempo real para cálculo da velocidade média. A parceria entre Scipopulis e Diário do Transporte tem como objetivo trazer mais informações para os passageiros para que eles possam se preparar e cobrar melhorias.

PRÊMIO DESTAQUE:

O Woole, aplicativo cujo propósito é facilitar o uso de bicicleta como meio de transporte na cidade, recebeu o prêmio destaque no evento. O Woole é um sistema de navegação desenvolvido para ciclistas que oferece opções de rotas rápidas, seguras, ou planas, além da localização de bicicletários e oficinas. O prêmio é uma viagem patrocinada pela Airbnb a São Francisco (EUA) para participar da Conferência TechCrunch, o maior evento de startups do mundo.

Para o secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Sérgio Avelleda, “os finalistas apresentaram soluções que já têm contribuído para a melhoria da mobilidade urbana. Dinâmicas como esta estimulam a visão arrojada para inovar em escala na cidade”.

Daniel Annenberg, secretário de Inovação e Tecnologia, destacou que o “Demo Day MobiLab” insere São Paulo entre os dez principais hubs de startups do mundo. “Eventos como esse permitem a inserção da Prefeitura neste ecossistema e fazem com que a sociedade inove e renove sua relação com a cidade”.

Veja as soluções apresentadas pelas demais startups:

Logbee: plataforma de logística urbana, focada em entregas na grande São Paulo

Safe Truck: sistema de prevenção de acidentes viários que auxilia o motorista durante a condução, reduzindo a possibilidade de acidentes

Scipopulis: desenvolvimento de algoritmos e ferramentas de visualização de dados para ajudar cidadãos, gestores e operadores de transporte público

Woole: aplicativo colaborativo para ciclistas que calcula rotas personalizadas e mapeia locais de interesse

ClickFretado: plataforma online que centraliza todas as excursões em uma única página de busca para facilitar a organização de vans e ônibus fretados para eventos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Incoerência total, OU MUiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiTA CARA DE PAU.

    Como a PMSP pode falar em inovação se nem o básico do buzão ela faz.

    Hoje a Linha 4 Amarela estava fechada, fui até a Luz de buzão.

    Vamos ao caos real.

    No meio do caminho um buzão ferveu, um Vialle o 8.1068.

    Eu estava no Buzão Vialle 8.1056 hoje 06.08.17 as 9:03 hs Linha 8705, quando fiz o filme da porta e da caixa da porta batendo, a caixa estava solta é só ver no filme.

    Assistam o filme e ouçam a barulheira, foi assim a viagem toda.

    https://www.youtube.com/watch?v=tq-n_JBBJpI&t=22s

    Ou utilizem o 8.1956.

    Vocês acham que o piloto e o cobrador merecem trabalhar com esse barulhão todo e depois não querem que o piloto estresse ????

    Façam-me o favor.

    O amortecedor já está vencido faz tempo.

    A Corifeu de Azevedo Marque e o corredor Rebouças estão todos com a pista em péssimas condições, fomos até o final com tudo batendo, fora a sujeira interna básica.

    Para atrasar mais ainda agora colocaram na AV. Rebouças 965,um farol de pedestre para aumentar mais ainda as paradas do buzão, digo do PARADOR.

    Acorda PMSP, vocês não podem pensar em inovação, afinal ainda nem aprenderam o básico de como operar o buzão.

    Parem de SÓ fazer marketing.

    E aonde está a cidade linda, melhor mudar para “CIDADE LIXO FIDIDA”, é público e notório basta caminhar da Praça da República até a Estação da LUZ, sem contar que o caminho está cheio de COCOZÔES HUMANOS.

    UM CHEIRO INSUOPORTÁVEL.

    Cabe uma pergunta:

    Existe Prefeito Regional da Sé nomeado ??

    Se tiver, é melhor DEMITIR.

    Essa Regional não está fazendo NADA, igual a do Butantã.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Parabens SCIPOPULIS pelo prêmio! E parabens diário do transporte pela parceria! É inovando desta maneira simples que iremos transformar.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading