Prefeitura de SP lança programa na M’Boi Mirim para reduzir acidentes e melhorar qualidade do transporte coletivo

Estrada do M’Boi Mirim é a campeão em acidentes fatais na capital. Em 2016 foram registrados 134 acidentes, que ocasionaram 181 pessoas feridas e 22 óbitos na via. Do total de acidentes, 37 atingiram pedestres, resultando em quatro mortes. Parte dos acidentes foram causados por ônibus

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São Paulo começou ontem (31) o programa M’Boi Segura.

O programa da administração municipal tem três grandes objetivos: reduzir o número de acidentes, aumentar a segurança dos pedestres e melhorar a qualidade do transporte coletivo.

As estatísticas de acidentes colocam a Estrada do M’Boi Mirim na incômoda situação de via com maior número de acidentes fatais na cidade. É o que demonstram os dados consolidados de 2016 no balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Os dados da CET-SP apontam que em 2016 foram registrados 134 acidentes, que ocasionaram 181 pessoas feridas e 22 óbitos na via. Do total de acidentes, 37 atingiram pedestres, resultando em quatro mortes. Detalhe: o número de mortes na M’Boi Mirim supera o registrado nas marginais Tietê e Pinheiros, onde ocorreram, 15 e 11 mortes, respectivamente, em 2016.

O Programa M’Boi Mirim Segura vai seguir o modelo do Programa Marginal Segura, implantado no início da gestão do prefeito João Doria, com vistas a aumentar a segurança viária nas marginais Tietê e Pinheiros.

O “M’Boi Mirim Segura” contempla um conjunto de medidas planejado de maneira integrada e que envolve diretamente as equipes da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), através da SPTrans e da CET. As principais iniciativas já divulgadas são: reforço na fiscalização do trânsito e na operação do transporte coletivo e a melhoria da sinalização na região.

Desde esta segunda-feira(31) o efetivo da CET em toda a Estrada do M’Boi Mirim foi ampliado, o que significa 18 agentes de trânsito a mais na via. No total a CET passa a operar agora com 47 agentes distribuídos em três turnos de trabalho. O número de viaturas também recebeu reforço, com vistas a melhorar o monitoramento do tráfego na região – passará dos atuais oito para 14 veículos. De quebra, a via terá também oito Painéis de Mensagens Variáveis.

VEJA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS JÁ EM AÇÃO NO “ESTRADA M’BOI MIRIM SEGURA”

FOCO NO PEDESTRE:

– tempo de travessia passa agora e ter um aumento de 20%, passando dos atuais 10 segundos para 12 segundos. Afora isso, houve redução do tempo de espera para fazer a travessia.

– na travessia junto às plataformas de ônibus a largura das faixas de pedestres aumentou, passando de quatro metros para seis metros.

– faixa reversível com melhorias na sinalização, além de acréscimo de 250 novos cones na via;

– SPTrans está fazendo a adequação geométrica das plataformas de embarque, visando ampliar a largura das faixas de travessia

SPTRANS QUER REDUZIR RISCO DE ATROPELAMENTOS POR ÔNIBUS :

Dados da CET indicam que 27% dos atropelamentos e 28% dos acidentes registrados em 2016 na Estrada do M’Boi foram causados por ônibus. No pico da manhã, no trecho mais carregado, são 29 linhas e 224 ônibus por hora, enquanto no pico da tarde são 33 linhas e 221 veículos do transporte público por hora.

Mudanças: A SPTrans aumentará o número de técnicos acompanhando a operação dos ônibus no corredor de quatro para 13 por turno. Objetivo: tornar mais ágil a orientação de travessia e permitir acompanhamento mais efetivo dos motoristas de ônibus em um dos corredores mais movimentados da cidade.

Todas as empresas operadoras na região estão sendo reorientadas a seguir as medidas do M’Boi Segura sobre obediência aos limites de velocidade, treinamento de condutores, respeito ao pedestre, ao passageiro e aos motoristas dos outros veículos.

MONITORAMENTO ELETRÔNICO SERÁ REFORÇADO:

– Nove novos radares será implantados nos próximos meses na via, totalizando 12 em operação;

– Integração das câmeras da CET com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), por meio do programa City Câmeras, com incentivo à participação dos comerciantes da região;

– Readequação da velocidade nos radares para inibir o aumento da velocidade em toda a extensão do corredor de ônibus (limite máximo é 50 km/h);

– Iluminação nas faixas de pedestres também será reforçada.

AÇÃO DE ZELADORIA PERMANENTE:

– Implementação da Operação Precursora M’Boi Mirim, criando a figura do “zelador” do corredor. Este papel será assumido por um técnico da SPTrans por período, de manhã e de tarde. Sua função será interagir com operadores, usuários e outros órgãos como CET, GCM e PM. Sua atuação terá como propósito identificar ações e contribuir da melhor forma para a prevenção de eventuais riscos de acidentes, atropelamentos ou obstruções no sistema viário.

A Operação Precursora envolve parceria com diferentes órgãos que estarão atuarão em conjunto e a expectativa é que haja resultados positivos na qualidade de operação das linhas de ônibus, com maior segurança e eficiência para usuários e pedestres na M’Boi Mirim.

CAMPANHAS DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

Programa M’Boi Segura terá comunicação visual específica. Serão apostos banners na via e nas imediações; distribuição de folhetos informativos sobre a faixa reversível; faixas informativas e de alerta; presença de orientadores de travessia nos semáforos.

SPTrans fará campanha nas garagens de ônibus, com orientação a motoristas sobre obrigatoriedade de respeitar os limites de velocidade e a importância de permitir a entrada de usuários somente em locais corretos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Ai sim, nesta questão a PMSP merece os parabéns.

    Ação, técnica e trabalho.

    Isso sim é cuidar dos munícipes e da cidade.

    Que o munícipe agora faça a sua parte.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Tertuliano disse:

    O programa “M’Boi segura” cobre somente 6 km da Estrada que tem no total 12km. O trecho mais perigoso, no qual ocorreram mais das metades das mortes nos últimos 12 meses, que se inicia logo apos o o hospital do M’Boi Mirim, está completamente abandonado, com asfalto ruim, sem sinalização vertical e horizontal, muito menos fiscalização. #sosmboimirim

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