Metrô de Salvador chega a Lauro de Freitas

Nesta segunda-feira (dia 17) a prefeitura de Lauro de Freitas realizou coletiva de imprensa para apresentar ações que irão mitigar os impactos das obras do metrô na cidade

ALEXANDRE PELEGI

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi inaugurado em 11 de junho de 2014. Composto por duas linhas, o projeto tem um total de 42 km de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados.

A Linha 2 vai até o município de Lauro de Freitas, e já está em fase de implantação acelerada até o Aeroporto. A ligação da estação Aeroporto com Lauro de Freitas tem obras já iniciadas, com o alargamento das vias em ambos os sentidos, a partir do viaduto Dois de Julho, no final da Av. Carybé.

A via do sistema metroviário vai ser implantada na parte da atual pista no sentido Salvador.

Nesta segunda-feira a prefeitura local realizou uma coletiva de imprensa para apresentar as ações que serão feitas para mitigar os impactos das obras na cidade.

Na coletiva estavam presentes o presidente da CCR Metrô, Luiz Valença e a prefeita Moema Gramacho, entre outras autoridades.

A prefeita pediu o apoio da população diante dos transtornos que serão ocasionados pelo porte das obras.

“Nós vivemos enfrentando engarrafamento, atrasos ao chegar nos lugares e dificuldade de mobilidade. Isso tudo é necessário para que futuramente possamos desfrutar dessa conquista”, afirmou a prefeita na coletiva.

linhas_metro_bahia.pngOBRAS DO METRÔ SE APROXIMAM DO FIM

A CCR Metrô Bahia é a concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Através de uma Parceria Público-Privada (PPP), os investimentos totais na obra serão da ordem de R$ 5,6 bilhões, divididos entre o Grupo CCR e o Estado da Bahia.

A concessão tem a duração de 30 anos, de 2013 a 2043. A PPP promoverá investimentos na construção de estações, aquisição de equipamentos, sistemas, adequação e revitalização de trens, manutenção e operação dos Terminais de Integração de Passageiros (ônibus urbanos) e das estações de Metrô.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, quando totalmente pronto, será composto por duas linhas, num total de 42 km de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados.

Atualmente em operação a Linha 1 é composta por 8 estações em operação, com 12 km de extensão, e liga a Estação Lapa à Estação Pirajá.

A Linha 2, com 12 estações, já tem 7 estações inauguradas, e está em ritmo acelerado de obras. Atualmente opera ligando o Acesso Norte a Pituaçu.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Bruno disse:

    Ola Pelegi!

    Uma sugestão de pauta: uma estação de metrô na região central de Lauro de Freitas, na altura do Maxx Atacado.

    1. alepelegi@gmail.com disse:

      Valeu! Vamos levar isso adiante!

  2. MARIA DA GLÓRIA disse:

    Para quando está prevista a conclusão das obras do metrô de Lauro de Freitas ?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading