Projeto de Lei de deputado gaúcho quer isentar idosos de uso do bafômetro
Publicado em: 6 de julho de 2017
Parlamentar alega que mudança “trará dignidade à pessoa idosa”
ALEXANDRE PELEGI
Idoso pode beber e dirigir. E se for parado numa blitz, poderá se recusar a fazer o teste de bafômetro, sem sofrer qualquer punição legal, o que contraria hoje as regras de trânsito.
Esta situação inusitada poderá se tornar realidade caso o Projeto de Lei do deputado federal Renato Molling (PP/RS) seja aprovado no Congresso Nacional.
O PL do deputado gaúcho prevê isentar os idosos das sanções impostas aos motoristas que se negam a realizar o teste. A justificativa do parlamentar é no mínimo engenhosa: por representarem menos de 10% das vítimas de acidentes fatais no trânsito, o melhor seria direcionar campanhas de trânsito “para outras faixas etárias mais problemáticas”.
Não bastasse o argumento insólito, o parlamentar lança mão do discurso populista: a mudança “trará dignidade à pessoa idosa”.
A lei atual é clara, como ademais devem ser todas as leis: o motorista que se recusa a fazer o teste do bafômetro está sujeito às mesmas penalidades que aquele motorista flagrado sob efeito de álcool.
O deputado tem um histórico contraditório quando as questões envolvem o uso de bebidas alcoólicas. Em maio de 2011 a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou o Projeto de Lei 3205/04, de inciativa do deputado federal Fábio Souto, que proibia a comercialização de bebidas alcoólicas, cigarros e produtos similares em estabelecimentos localizados a menos de 500 metros de escolas.
O relator foi contrário à proposta, e o seu argumento foi acolhido pela Comissão. O nome do relator: deputado Renato Molling.
O argumento do parlamentar à época seguiu a mesma trilha do que ele usa agora em “favor” dos idosos: “a proibição prejudicaria os estabelecimentos”.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Meu Deus como pode um Deputado Federal propor isso ?
Quer dizer que uma pessoa de idade que tem seus reflexos, visão, audição reduzidos pode dirigir após ingerir bebida alcoólica?
Infelizmente essas pessoas que votam e aprovam absurdos como esse
Com ou sem esse projeto ninguém é obrigado a apresentar prova contra si mesmo, independente da idade.
Brasil, pobre Brasil, Brasil das irresponsabilidades, Brasil das propinas, Brasil das leis capengas, Brasil das impunidades . O Brasil das isenções…..é por isto que vivemos nesta situação …………. “A LEI DEVERIA SER PARA TODOS SEM ISENÇÕES “.
Com isso, idoso que enche a cara de pinga ficará de boa.
Amigos, boa noite.
A teoria desse projeto está embasada naquela máxima.
Criança, idoso e bebum, Deus protege; portanto…
NADA MUDA NESSE BARSIL.
Agora fala sério:
É ou não é BARSIL ???
Sóbrio.
E o pior é que ele recebe pra isso e nós pagamos o salário dele.
MELHOR OS CONTRIBUINTES FAZER O TESTE DO BAFÔMETRO, POIS COM CERTEZA NÓS NÃO ESTAMOS EM CONDIÇÕES DE NADA.
Pagar salário para fazer um projeto desse.
Bora tomar uma para regular a marcha lenta.
Mas vamos de buzão, porque o projeto ainda não foi aprovado.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Att,
Paulo Gil
o que nos estamos fazendo com nossos votos, só colocando ladrão e maluco no legislativo.
Antonio Carlos, boa noite.
Me permita um complemento.
Não são os nossos votos os culpados é o SISTEMA, que continua o mesmo desde o IMPÉRIO ROMANO.
OBS.: ANtes que alguém reclame:
“SEM PENSAR EM COR OU NOMES”.
Uma pessoa é eleita com 54 milhões de votos e sai com 60 votos.
Você acha que a vontade do povo ou o poder do voto vale alguma coisa ???
Sai o numero 1 e fica o vice ?
Só no Barsil mesmo.
Democracia só no papel e olhe lá.
Abçs,
Att,
Paulo Gil