Extensão da Linha 9 da CPTM e corredores de ônibus receberão recursos do Programa Avançar

Linha 9-Esmeralda da CPTM Foto: Renato Lobo

Linha 9-Esmeralda receberá R$ 500 milhões. Avançar vai liberar recursos para os corredores em Guarulhos, Rio Grande da Serra, Capão Redondo-Vila Sônia e Leste-Itaquera

ALEXANDRE PELEGI

Em reunião ontem em Brasília entre ministros e técnicos da área de infraestrutura, foram finalizados os detalhes do Programa Avançar, uma espécie de sucessor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Diferentemente do programa lançado na gestão petista, o Avançar não terá obras novas, e vai se concentrar somente em concluir empreendimentos selecionados, ou ao menos uma etapa dos projetos.

O motivo é o atual cenário de restrições orçamentárias.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico de hoje (29), Moreira Franco, Secretário-Geral da Presidência que está na coordenação dos preparativos do Plano, afirmou que o programa vai definir um esboço de retomada que o governo faz de obras paralisadas “para encerrar definitivamente a cultura de desperdício, fruto de demagogia, sem que isso signifique ameaça ao esforço fiscal em andamento”.

Os projetos somam R$ 56,6 bilhões, provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), que serão liberados até dezembro de 2018.

Para fechar de vez o pacote do Avançar falta apenas o aval do presidente Michel Temer.

O estado de São Paulo aparece com o maior volume de recursos previstos: R$ 5,01 bilhões. Na sequência vêm os estados da Bahia, com R$ 3,26 bilhões, e Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, cada qual com R$ 2,07 bilhões.

INVESTIMENTOS PREVISTOS PARA SÄO PAULO:

Para o estado de São Paulo foram selecionados 613 projetos. Destes, 249 são na área de educação (creches, pré-escolas, quadras poliesportivas).

Para as obras de infraestrutura de transportes, estão previstos:

– extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM (R$ 500 milhões)

– conjunto de corredores de ônibus (R$ 238,7 milhões): em Guarulhos, em Rio Grande da Serra, Capão Redondo-Vila Sônia e Leste-Itaquera.

– trecho norte do Rodoanel – R$ 425,7 milhões até dezembro de 2018)

– dragagem de manutenção do Porto de Santos (R$ 394,3 milhões)

O programa Avançar será lançado num momento em que o governo se vê às voltas com uma forte contração de investimentos por conta das dificuldades fiscais.

De janeiro a abril deste ano, conforme informa a matéria do Valor, os investimentos tiveram queda de 60,3% ante igual período do ano passado, somando apenas R$ 8,2 bilhões.

OUTRAS FONTES:

Além de recursos exclusivos do orçamento da União, o Avançar poderá contar com recursos de outras pastas, como o caso do Avançar Cidades (verbas do FGTS), ou o Avançar Energia (investimentos de estatais como a Petrobras e a Eletrobras).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Mais uma vez o EFEITO BARSIL, novas siglas e o discurso se repete, mais recursos, mais recursos, mais recursos,mais recuros.

    A CPTM não dá lucro ???

    Então fecha ou privatiza.

    Só sabem cobrar do contribuinte mais nada, nessas condições melhor privatizar/concessão, vejam a Rodovia dos Bandeirantes, que beleza.

    Com recursos na conta bancária até eu monto minha empresa de buzão só com NewRoad 399 DD Scania e com rodas de inox e pintura com o mesma tipo de tinta que a Turismo Santa Rita utiliza.

    Com recursos até eu que sou mais bobinho.

    Quem sem grana compra empresa de buzão ???

    Nem se estiver falida.

    MUDA BARSIL ACORDA SAMPA.

    Att,

    Paulo Gil

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