Motoristas de ônibus em São Paulo não vão entrar em greve na sexta-feira, mas metrô deve parar

Ônibus em São Paulo devem circular normalmente o dia todo

Ferroviários da CPTM ainda vão decidir, mas tendência é de funcionamento normal dos trens

ADAMO BAZANI

Enquanto o Metrô em São Paulo deve parar na próxima sexta-feira, 30, considerado por centrais sindicais como o Dia de Mobilizações contra as reformas Trabalhistas e da Previdência, os ônibus na capital paulista, no ABC e nas regiões de Osasco, Mogi das Cruzes e Guarulhos devem operar normalmente.

Temendo o esvaziamento das ações, as centrais já não chamam o ato previsto para sexta como greve geraL, a exemplo do que ocorreu em 15 de março e 28 de abril.

As centrais sindicais também preveem que os maiores atos devem se concentrar em São Paulo Rio de Janeiro e Brasília.

Em São Paulo, a intenção do Sindicato dos Metroviários é não operar das 4h40 (horário das primeiras viagens) até zero hora de sábado, afetando os passageiros das linhas 1 – Azul (Jabaquara / Tucuruvi), 2 – Verde (Vila Prudente / Vila Madalena), 3 – Vermelha (Barra Funda / Itaquera) e 5 Lilás (Capão Redondo / Adolfo Pinheiro) e o monotrilho 15-Prata (Vila Prudente / Oratório), que só tem duas estações e está incompleto.

A linha 4-Amarela (Butantã/Luz), que é privada e não tem metroviários conduzindo os trens, que são autônomos, deve funcionar normalmente, como ocorreu nas ocasiões anteriores.

Os metroviários farão uma assembleia nesta quinta-feira, 29 de junho para decidirem se realmente vão parar ou não. Caso haja paralisação, a Companhia do Metropolitano diz que vai acionar a operação PAESE – Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência com ônibus no lugar das composições do Metrô.

Os ferroviários que trabalham na CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos também farão assembleias, mas a tendência é que o funcionamento dos trens seja normal também na sexta.

Os funcionários da CPTM são divididos em quatro sindicatos, de acordo com a origem das linhas:

Sindicato dos Ferroviários de São Paulo: trabalhadores das linhas 7-Rubi (Luz / Francisco Morato / Jundiaí) e 10-Turquesa (Brás / Santo André / Rio Grande da Serra).

Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana: funcionários das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes / Itapevi / Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco/ Grajaú).

Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil: funcionários que atuam nas linhas 11-Coral  (Luz / Mogi das Cruzes / Estudantes) e 12-Safira (Brás / Itaquaquecetuba / Calmon Viana).

Sindicato dos Engenheiros

CURITIBA:

O Sindimoc, sindicato que reúne os motoristas, cobradores e demais funcionários dos transportes coletivos de Curitiba e região metropolitana, descartou paralisar os serviços de ônibus na próxima sexta-feira, 30 de junho de 2017, quando centrais sindicais vão realizar mais um Dia Nacional de Protestos contra as reformas da Previdência e trabalhistas.

A entidade sindical confirmou que vai participar do movimento, mas sem parar os ônibus.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

13 comentários em Motoristas de ônibus em São Paulo não vão entrar em greve na sexta-feira, mas metrô deve parar

  1. Amigos, bom dia.

    Parabéns aos buzões.

    Não podemos parar, o Barsil tem de rodar.

    É isso ai.

    Att,

    Paulo Gil

    • que se sustenta com pouco e aceita todo esse roubo no pais.

    • Isso! Continue rodando e trabalhando mais para pagar os rombos da previdência QUE ELES DEIXARAM ACONTECER por falta de cálculos, e trabalhe mais porque os governantes não entendem nada de economia. Continue rodando de forma infinita…

    • Parabéns aonde? Temos que parar o Brasil sim! Estão dilacerando os direitos trabalhistas e previdenciários em nome do lucro empresariais. O trabalhador precisa se conscientizar como classe e reivindicar seus direitos, somos a maioria que produz, sem nós não existe produção, não existe economia, o país para.
      Reflitam! Essas reformas representam retrocessos nas relações entre patrão e empregado, agora nós trabalhadores sempre levaremos a pior nas negociações. Ou vocês acreditam que patrão dialoga justamente com emprego? Nunca!

      Vamos para rua defender nossos direitos! Quem produz são os trabalhadores e não os empresários que só sabem contar dinheiro.

  2. Povo brasileiro até para fazer paralisação é um povo desorganizado, ou para tudo ou não para. Obs: Brasil só para totalmente no carnaval ou Copa do Mundo. Quando é para reivindicar seus direitos, não faz nada. Então não reclamem, povo só sabe reclamar, reclamar e reclamar, mas agir que é bom nada. Povo brasileiro está atrasado 9000000 anos perante a países de primeiro mundo, onde o povo que manda.

  3. João Dória (não é o prefeito) // 28 de junho de 2017 às 12:38 // Responder

    Que parem os ônibus!

    SP tem que parar para que esses crápulas golpistas que estão desmontando a previdência e os direitos trabalhistas saiam direto do poder para a CADEIA.

  4. São paulo deve parar, todos nós temos que se unir e mostrar para o governo que temos nossos direitos! Eu apoio a greve geral!

    • Se não pararmos, esses corruptos (governo e empresários bandidos que o apoia) vão deixar o trabalhador pedindo esmola. Dia 30 Brasil todo parado!

  5. Bando de i, hostilizar patrões é uma grande demonstração de inteligência , eles fecham as empresas , mandam todos para e eles vão embora para o exterior com a família.

  6. Que ridículo isso, o que devemos fazer é não votar no dia das eleições e não ficar parando o que vai prejudicar nós mesmos.

  7. GREVE PRA MIM JA ERA QUANDO FIZERAO A GREVE OS PATRAO DESCONTOU DO MEU BOLSO PRA NUNCA MAIS ESTOU FORA IREI TRABALHAR

  8. quem trabalha tem de paralizar! pois as reformas trabalhistas e da previdência são para prejudicar o povo, feita sob encomenda de empresários corruptos em coluiu com um governo tão corrupto quanto eles. E que venha Lula em 2018!

  9. Greve geral sim e Diretas já, fora Temer e toda essa corja de bandidos que estão no poder, estão afundado o Pais e querem que os trabalhadores pague esse rombo que deixarão acontecer; Caminhando e cantando seguindo a canção. Outra coisa o PT do senhor Luis Inácio lula da silva,outro bando de larápios e facistas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: