Ônibus de Guarulhos recebem wi-fi

Inicialmente são 69 veículos em três linhas de grande movimento

ADAMO BAZANI

A Guarupass, associação que reúne as empresas de ônibus que operam o sistema municipal de Guarulhos, na Grande São Paulo, informou que começou a funcionar nesta sexta-feira, 9 de junho de 2017, rede de wi-fi para acesso gratuito à internet em 69 ônibus .

Os veículos circulam pelas linhas 275 Cocaia/Shopping Internacional, da Viação Urbana Guarulhos; 720 Terminal Pimentas/Shopping Internacional, da Viação Campo dos Ouros; e 453 Terminal São João/Centro, da Viação Vila Galvão.

Além dos ônibus, foi disponibilizado sinal em um ponto de atendimento do cadastro do Estudante na Guarupass.

O acesso à internet é gratuito e o wi-fi nos ônibus é fruto de uma parceria entre as viações e a empresa Bluemaxx, proprietária da tecnologia embarcada “WIFIMAXX” e responsável pela operação, suporte técnico ao usuário e comercialização de publicidade.

O sinal, entretanto, não é liberado apenas pelo fato de o usuário entrar no ônibus.

Para ter acesso, na primeira vez o passageiro tem de preencher um cadastro, informando nome completo, email, número do celular, RG, CPF, sexo e data de nascimento.

Depois deste procedimento, o sistema vai enviar um código por SMS.  O passageiro deve inserir este código na página inicial para só então poder acessar a internet.

Como é uma fase de testes, cada passageiro cadastrado terá 60 minutos por dia para a navegação.

Os veículos que já contam com a tecnologia estão sinalizados com adesivo especial.

Em nota, o diretor-executivo da Guarupass, Márcio Roberto Pacheco, disse que após os ajustes a estimativa é ampliar o número de ônibus e linhas com o serviço wi-fi.

“Essa novidade, muito esperada pelos usuários, é mais um compromisso da Guarupass em aprimorar e modernizar cada vez mais o transporte por ônibus do município … A expectativa é ajustar a tecnologia durante esta fase de testes, observar a adesão dos usuários e ampliar gradativamente o número de carros e linhas que disponibilizam a rede gratuita aos passageiros”

A Guarupass também disponibilizou uma central de atendimento para quem tiver dúvidas ou dificuldades para ativar o cadastro ou efetuar o acesso à internet.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes