Bilhete único de Fortaleza alcança marca de 1 milhão de usuários

Próximo passo será a integração do bilhete único a outros modais do Governo do Estado do Ceará, como o VLT e o sistema de bilhetagem do Metrô de Fortaleza

(Foto: Sindionibus – Fortaleza)

ALEXANDRE PELEGI

O Bilhete Único de Fortaleza ultrapassou a casa do 1 milhão de usuários. Em 2013, ano de implementação do atual modelo de integração do transporte coletivo da capital cearense, este número era de 768 mil usuários, o que significa aumento de 36% em quatro anos.

O bilhete único permite ao usuário usar quantidade ilimitada de ônibus durante período de duas horas, pelo preço de apenas uma passagem. Em matéria do Diário do Nordeste, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, conta que a ideia do serviço de integração de veículos ocorreu com o ex-prefeito Juraci Magalhães.

“A história do transporte de Fortaleza tem dois momentos. O primeiro foi a integração física feita por Juraci com os terminais de ônibus, em que o passageiro pode pegar um ônibus e se interligar a outros. A segunda foi agora, com o deslocamento entre veículos por meio de uma passagem em qualquer parada”, ressalta.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que responde pelos serviços de transporte público de Fortaleza, começou por integrar linhas de ônibus e vans, além do sistema Bicicletar (sistema de bike-sharing de bicicletas), dando gratuidade no uso das bikes.

O próximo passo será a integração do bilhete único a outros modais do Governo do Estado do Ceará, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o sistema de bilhetagem do Metrô de Fortaleza (Metrofor) na linha Sul, previsto para entrar em funcionamento no próximo ano.

Ainda segundo o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, houve um aumento no volume de passageiros com a adoção do bilhete, o que pode ser observado pelo aumento de arrecadação de passagens. Roberto Cláudio afirma que o Bilhete Único inclui pessoas que não utilizavam o serviço de ônibus. “Estimamos em cerca 150 mil novos passageiros nos primeiros doze meses de implementação do bilhete”, afirma o prefeito.

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA:

No Ceará, 14 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza utilizam o transporte público de forma integrada.

Gerido pela Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Bilhete Único Metropolitano garante a integração entre os dois sistemas (metropolitano e urbano) no período de três horas.

A economia para o passageiro em cada viagem integrada é de R$ 2,00, debitado no Cartão do Bilhete Único Metropolitano.

DADOS

QUATRO ANOS DE BILHETE ÚNICO

Bilhete Único avulso e Vale Transporte = 556.789

Carteira estudantil = 488.053

Total ativos = 1.044.842

Cartão gratuidade para pessoas com deficiência = 18.121

Bilhetinho (garantir passe livre para crianças com até sete anos de idade) = 16.314

 

Alexandre Pelegi – jornalista especializado em transportes

 

1 comentário em Bilhete único de Fortaleza alcança marca de 1 milhão de usuários

  1. Amigos, boa noite.

    BU e cobrador.

    Só no Barsil, mesmo.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: