Nova sinalização que permite mais trens em operação começa nesta segunda na linha 5 lilás

Trens da frota P começam a operar comercialmente também nesta segunda

ADAMO BAZANI

O Metrô de São Paulo confirmou que a partir desta segunda-feira, 22 de maio de 2017, entra em operação de maneira definitiva o sistema de sinalização CBTC (baseado em comunicação por rádio) em todo o trecho comercial da linha 5 Lilás, entre as estações Adolfo Pinheiro e Capão Redondo.

Esse sistema permite com mais segurança, menor distância entre as composições, o que na prática significa a possibilidade de colocação de mais trens, podendo reduzir a lotação e os intervalos.

Pelo sistema atual, ATP, é necessária uma distância de 150 metros entre um trem e outro. Pelo CBTC, essa distância pode ser de 30 metros.

Por causa da nova sinalização, entra em operação a partir também de segunda-feira, a nova frota de trens para linha (Frota P). Atual Frota F terá de ser paralisada para se adequar ao sistema CBTC.

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou ao Diário do Transporte que neste sábado, 21, o governador Geraldo Alckmin fez a primeira viagem de teste do novo trecho da linha 5 lilás, entre Adolfo Pinheiro e Brooklin, estação que deve ser inaugurada até julho. Confira na íntegra:

O governador Geraldo Alckmin participou neste sábado (20/05) da primeira viagem teste do novo trecho da Linha 5-Lilás do Metrô, entre Adolfo Pinheiro e Brooklin. Esta é mais uma importante etapa para continuidade e conclusão das obras de ampliação deste ramal até a Chácara Klabin.
Para chegar à estação Brooklin, os novos trens da Frota P, adquiridos para a expansão, vão percorrer um trecho de três quilômetros, passando pelas futuras estações Alto da Boa Vista e Borba Gato. A viagem já é possível porque os túneis estão totalmente construídos, com os trilhos e sistema elétrico implantados. O Metrô agora trabalha na finalização dessas três estações para abertura ao público em julho deste ano.

Esta etapa da ampliação também inclui o funcionamento integral e definitivo do novo sistema de controle automático de trens (CBTC), a partir das 4h40 de segunda-feira (22/05), entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, além do uso dos novos trens, que permitirá a circulação das composições sem restrição de velocidade em dias de chuva.

O CBTC é um moderno sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição dos intervalos com maior velocidade operacional e menor consumo de energia. É o mesmo sistema utilizado nas Linhas 2-Verde, 15-Prata (monotrilho) e 4-Amarela.

Já os oito novos trens contam com os mais modernos equipamentos que garantem ainda mais conforto aos passageiros, como sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes (ABS), além de nova iluminação.

Expansão Linha-5 – Quando completa, de Capão Redondo a Chácara Klabin, a Linha 5-Lilás vai transportar mais de 800 mil pessoas por dia e será uma das principais ligações aos bairros de Santo Amaro, Brooklin, Campo Belo, Moema e Vila Clementino. A expansão da Linha 5-Lilás vai acrescentar mais 10 km e 10 estações à linha. 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. nilza terezinha de meira disse:

    Parabéns ao nosso governador.trabalhando para melhoria dos transporte metrô para a população de São Paulo.

  2. nilza terezinha de meira disse:

    Parabéns ao nosso governador.trabalhando para melhoria dos transporte metrô para a população de São Paulo.

    1. Helio Francisco disse:

      Ah va lavar as tetas com kisuco! Para de chinelagem… Que estamos aguardando pela expansão da linha 5 lilás a mais de dez anos… Este governador não honra as bombacha, nem as botas e muito menos os bago…

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