Greve de ônibus em São Paulo: audiência tentará evitar paralisação

De acordo com Sindmotoristas, entidade quer ganho real nos salários

ADAMO BAZANI

Um encontro trabalhista que deve ser realizado nesta segunda-feira, 22, tentará evitar a greve de motoristas e cobradores de ônibus na capital paulista, anunciada pelo Sindmotoristas, sindicato que representa a categoria.

A paralisação está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira, 24 de maio, e a decisão ocorreu em assembleia, nesta quinta-feira.

Segundo o sindicato, a audiência vai ser realizada às 11h.

O presidente da entidade, Valdevan de Jesus Santos, o Noventa, disse que apesar de o sindicato estar disposto a negociar, não vai aceitar que os salários fiquem sem ganhos reais.

Ainda de acordo com o Sindmotoristas, não há nenhum índice fechado com as empresas de ônibus e as discussões devem continuar, sem, no entanto, “ceder à pressão” das viações.

A categoria pede aumento real de 5% nos salários (além da inflação), participação nos lucros e resultados e vale-alimentação de R$ 25.

O SPUrbanuss, sindicato que representa as empresas do subsistema estrutural (linhas e veículos maiores)  inicialmente ofereceu 3% de reajuste, divididos em duas parcelas e, na quarta-feira mudou a proposta para 3,27% de reajuste salarial em uma parcela única com o mesmo índice para o vale-refeição. Os empresários dizem que não há como pagar a participação nos lucros.

Em nota, a entidade patronal diz que entrou na justiça pedindo frota mínima, caso haja greve.

Com base na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Greve 7783/89, que tratam dos serviços públicos essenciais à população, o SPUrbanuss solicitou que seja assegurado 100% dos serviços de transporte por ônibus nos horários de pico (das 7 horas às 10 horas e das 17 horas às 20 horas) e 80% nos demais horários de operação. Foi requerido, ainda, que o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte – Sindmotoristas não promova bloqueios nas garagens, vias públicas e terminais de ônibus.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transporte