MAN inaugura novo campo de provas para ônibus e caminhões no Rio de Janeiro

Veículos comerciais comuns e especiais são expostos às mais diversas situações de operação

Estrutura é a primeira na América Latina da marca para veículos comerciais e simula 26 condições diferentes de rodagem, desde as mais simples até as com maior nível de dificuldade

ADAMO BAZANI

A fabricante de chassis de ônibus e caminhões MAN Latin America, detentora da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, inaugurou em Resende, no Rio de Janeiro, um novo campo de provas. Com uma área de 35,5 mil metros quadrados, o espaço permite que os veículos sejam submetidos a 26 condições diferentes de rodagem. Segundo a fabricante, é uma das maiores concentrações por metro quadrado das mais diversas possibilidades de operação, desde as mais simples até as mais severas.

Ainda de acordo com a MAN, é possível simular em um quilômetro rodado no campo de provas, o equivalente a 50 quilômetros na estrada.

Em nota, a empresa explica algumas das situações às quais os ônibus e caminhões são subemetidos.

Os 26 diferentes eventos consideram, por exemplo, pavimentos especiais como pedras de rio, paralelepípedos, trilhos de trem, ondulações nas chamadas costelas de vaca, lombadas, placas de metal com efeito de asfalto remendado e também pistas milimetricamente esburacadas.

Há rampas especiais que podem chegar até a 60% de inclinação para testar caminhões com tração sob medida, como o Constellation 31.320 6×6 desenvolvido para as Forças Armadas do Brasil. Inclinações mais leves também permitem representar partidas e retomadas em aclives para avaliação da eficiência do freio e até de basculamento da cabine. Situações extremas de torção estão entre os obstáculos e atuam de forma a validar seus componentes estruturais, como o chassi e suas travessas, conforme os padrões de aplicação do veículo.

Os caminhões e ônibus são submetidos aos eventos justamente para colocar à prova o veículo, com o objetivo de certificar e validar componentes como trem de força, sistemas de freio e direção, suspensão e chassi. O campo de provas vai permitir ainda confirmar o desempenho estrutural e o espaço prevê uma área livre para avaliações dinâmicas. Os avaliadores poderão simular mau uso e desempenho em curvas de impacto.

O campo de provas também possui a certificação internacional ISO 10.844, que permite testes para homologação dos veículos quanto ao nível de ruído externo.

Segundo a MAN, o local conta com sistemas para captação de água da chuva, que fazem a separação de óleo e outros resíduos que possam ser lançados pelos caminhões e ônibus, a fim de evitar contaminação de solo e lençóis freáticos.

A concentração de obstáculos, segundo a empresa, permite que os testes sejam realizados de maneira mais rápida e ambientalmente correta, já que se gasta menos tempo e combustível para submeter os veículos às condições adversas de operação.

A MAN ainda destacou que, além da pista de testes, já possui uma propriedade com mais de 1 milhão de metros quadrados para simular condições especiais off-road, a cerca de 50 Km da fábrica em Resende, realiza testes de bancada nos motores e demais componentes, simulações virtuais e possui câmeras climáticas para operações em baixas e altas temperaturas que vão desde os – 40°C aos 60°C. Compatibilidade eletromagnética, resistência a impacto e consumo de combustível são outros aspectos avaliados.

Validados em todos os aspectos, os modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus estão liberados para o lançamento ao mercado. Mas ainda assim as avaliações continuam: antes de sair da fábrica rumo ao frotista, cada veículo é testado para garantir que esteja de acordo com seu projeto e com o padrão de qualidade da MAN Latin America.

“Temos uma frota com mais de cem caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em testes por todo o país. A cada mês, rodamos cerca de 300 mil quilômetros. Por trás disso, temos um time de quase 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de nossos produtos. Nosso investimento é pesado para garantir a qualidade e consequente satisfação dos clientes. O novo campo de provas chega para dar ainda mais eficiência a esse trabalho e integra os recursos financeiros que aplicamos continuamente no país”, afirmou, em nota, o presidente e CEO da MAN Latin America, Roberto Cortes.

Veja vídeo do campo de testes:

<p><a href=”https://vimeo.com/216871858″>MAN – Pista de Testes</a> from <a href=”https://vimeo.com/m3midia”>M3 M&iacute;dia</a> on <a href=”https://vimeo.com”>Vimeo</a&gt;.</p>

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.