Alckmin afirma que Linha 11 da CPTM ganhará 15 novos trens

Governador e secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, inauguraram bicicletário da Estação Suzano e prometeram novos trens a partir de junho

ALEXANDRE PELEGI

O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, inaugurou ontem (10) o bicicletário da Estação Suzano da CPTM, que oferecerá 576 vagas para que os usuários da cidade e região possam guardar suas bicicletas na integração com o sistema de trilhos.

Além da inauguração, governador e secretário trouxeram boas novas: a Linha 11 – Coral, da CPTM, começará a receber, já a partir de junho, de dois a três novos trens a cada mês, até o total de quinze unidades. Desta forma os passageiros que utilizam a linha que atende as cidades do Alto Tietê poderão fazer viagens diretas até a Estação Luz, sem precisar fazer baldeação em Guaianases. Em seu discurso o governador citou que hoje os trens que circulam na região fazem viagens diretas apenas no contra-fluxo. Com as 15 novas composições prometidas, a frota aumentará sensivelmente.

O Governo do Estado investiu R$ 2 bilhões na compra de 65 novos trens, que serão distribuídos pelas linhas da CPTM.

Em seu discurso o governador afirmou que, além de entregar o que chamou de “o maior bicicletário da CPTM” –  1.045 m² de área construída e 576 vagas -, ressaltou o valor do investimento realizado, de R$ 9,1 milhões na obra e na construção de uma passarela.

Quando perguntado sobre a conclusão da 2ª etapa de obras da Estação Suzano, Alckmin respondeu que só será possível a retomada após o descontingenciamento financeiro do governo do Estado.

O secretário Pelissioni citou também a entrega de quatro escadas rolantes, lembrando que o mais importante, porém, é trocar os trens mais antigos da Linha 7 e colocar em operação mais trens na Linha 11. “Até 2018 todos os carros estarão em circulação”, ele afirmou.

Veja o vídeo da visita do governador à região de Suzano: https://youtu.be/Kb_b5BQQhhE

Alexandre Pelegi – jornalista especializado em transportes