Maio Amarelo: ônibus da Metra e estações do Metrô terão peças teatrais sobre segurança no trânsito

Metra Peças teatrais vão ser exibidas dentro de veículos da Metra

Apresentações no Corredor Metropolitano ABD ocorrem entre os dias 8 e 11 de maio em quatro linhas do sistema. Já nas estações do Metrô, as atividades são entre os dias  8 e 12.

ADAMO BAZANI

No mês no qual em todo mundo são discutidas iniciativas para aumentar a segurança no trânsito, a concessionária do Corredor Metropolitano ABD, Metra, e a gerenciadora EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos escolheram abordar o assunto para os passageiros de maneira lúdica, simples, divertida, mas educativa.

Entre os dias 8 e 11 de maio serão realizadas dentro dos ônibus, durante as viagens, apresentações teatrais abordando o tema. As apresentações são rápidas e interativas.

O Metrô, em parceria com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego,  também terá exibições teatrais, que ocorrem entre os dias 8 e 12 de maio nas estações Luz, Sé, Brás, Vila Prudente e Tatuapé. Serão dez apresentações de 30 minutos.

Um dos objetivos é chamar a atenção dos passageiros sobre os acidentes que podem acontecer em seus percursos diários e demonstrar que, com atitude cidadã em respeitar o próximo e as normas de trânsito, muitos desses acidentes podem ser evitados.

No “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”, a intenção é que cada um repense suas próprias atitudes como pedestre, motorista, motociclista ou ciclista. E este tipo de abordagem, com linguagem mais leve e descontraída, pode auxiliar neste processo sem criar constrangimentos e sem a forma rebuscada das palestras convencionais que pouco despertam interesse.

No caso do Corredor ABD,  dois atores do grupo de teatro da empresa Metra, Flechinha de Prata, vão mostrar situações, por exemplo, nas quais os pedestres ficam mais vulneráveis, como usando o celular, caminhando e atravessando a rua ou o corredor de forma desatenta. O celular, proibido ao volante, é perigoso também para o pedestre, dependendo da situação.

Os pedestres ainda são as maiores vítimas do trânsito das grandes cidades.

Dados da CET mostram que somente nos meses de julho, agosto e setembro do ano passado foram registrados 105 óbitos de pedestres, número 40% maior em relação aos registros de mortes de motociclistas, que foram 75 no mesmo período. O último levantamento do Ministério da Saúde aponta que cerca de 37 mil pessoas morreram em ocorrências de trânsito no ano de 2015.

Além das apresentações teatrais, a Metra vai colocar nos terminais São Mateus, Santo André, Diadema e Jabaquara cartazes com frases de impacto sobre a segurança no trânsito.

Os ônibus e trólebus que terão as apresentações, que ocorrem ao longo de todo o dia, entre 8 e 11 de maio, operam na seguintes linhas.

284: São Paulo (Terminal Metropolitana São Mateus)/ Santo André (Terminal Metropolitano Santo André Oeste)

285: São Paulo (Terminal Metropolitano São Mateus)/ São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis)

287: Santo André (Terminal Metropolitano Santo André Oeste)/ Diadema (Terminal Metropolitano Diadema)

288: São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis)/ São Paulo (Terminal Metropolitano Jabaquara)

Já nas estações do Metrô, a temática da peça será o uso da bicicleta.

A ação  chamada “Corações em Duas Rodas” vai falar de  de saúde, lazer e meio-ambiente, a partir da mudança de paradigma na mobilidade urbana atual, com a valorização do uso da bicicleta.

Nas apresentações, os atores encarnam um motorista e uma ciclista que se conhecem em uma situação corriqueira no trânsito de uma grande cidade. Os artistas são estagiários da CET e estudantes de artes cênicas, explica o Metrô,  em nota.

Agenda:

 Dia 8 / 12h / Estação Luz (Linha 1- Azul)

Dia 8 / 14h / Estação Sé (Linha 3- Vermelha)

Dia 9 / 12h e 14h / Estação Sé (conexão das linhas 1- Azul e 3- Vermelha)

Dia 10 / 12h e 14h / Estação Brás (Linha 3- Vermelha)

Dia 11 / 12h e 14h / Estação Vila Prudente (Linha 2- Verde)

Dia 12 / 12h e 14h / Estação Tatuapé (Linha 3- Vermelha)

PREFEITURA DE SÃO PAULO ORGANIZA ATIVIDADES PELA CIDADE:

Em apoio ao movimento Maio Amarelo, a Prefeitura de São Paulo realizou diversas ações no decorrer desta semana.
Com o foco no pedestre, peça mais vulnerável do trânsito, a população foi incentivada a refletir sobre a importância de respeitar a sinalização e do comportamento prudente nas ruas.
Em uma das ações, com o tema da acessibilidade, as pessoas foram convidadas a realizar a travessia de ruas, vendadas ou em cadeiras de rodas, com o auxílio de agentes, simulando deficiências. O objetivo é sensibilizar a população sobre as dificuldades do deslocamento e trazer de forma lúdica e interativa, a construção de novos padrões de comportamento no trânsito.
Confira a programação completa em: http://maioamarelo.prefeitura.sp.gov.br/

#PraCegoVer O vídeo inicia com a imagem de prédio com laço da campanha, e mostra as pessoas na avenida paulista experimentando a realidade que vivem as pessoas com deficiência.

Confira:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Maio Amarelo: ônibus da Metra e estações do Metrô terão peças teatrais sobre segurança no trânsito

  1. Amigos, bom dia.

    So espero que a Metra use o pantone correto.

    Porrque o pantone do amarelo Sampa so Sampa tem.

    O “marelim”, apatico, igual Sampa.

    Acorda Sampa

    Amarelo e amarelo, nao ocre nao.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: