Mais empresas de ônibus do Rio podem fechar

Afundadas em dívidas trabalhistas, nove empresas do Rio de Janeiro correm sérios riscos de fechar

ALEXANDRE PELEGI

A situação de empresas de ônibus do Rio de Janeiro é preocupante. Na manhã de ontem houve paralisação na Viação Vigário Geral, motivada por atrasos salariais. A greve afetou o serviço em oito linhas de ônibus, mas é muito maior que isso: aponta a mais grave crise que o setor de transporte já enfrentou na cidade do Rio.

O motivo são as dívidas trabalhistas, que afetam mais fortemente nove empresas, dentre as quais a Vigário Geral. No começo de abril o Sintraturb – sindicato dos Motoristas e Cobradores do município ajuizou ações para cobrar salários atrasados e outras obrigações de 9 das 37 empresas que prestam serviço no Rio de Janeiro.

As ações foram movidas na Justiça do Trabalho, e incluem as seguintes empresas: Pégaso, Santa Maria, Litoral Rio, América, Madureira Candelária, São Silvestre, Vila Isabel e Estrela Azul, e Vigário Geral. Juntas, essas empresas atuam em 155 linhas e serviços da cidade, e empregam cerca de cinco mil funcionários.

Com a forte possibilidade de novas paralisações, como alerta o presidente do Sintraturb, Sebastião José, milhares de cariocas serão diretamente afetados. A Vigário Geral, por exemplo, transporta 51.500 passageiros por dia, com a maioria das linhas ligando as zonas Norte e Sul.

Rio ônibus

O Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, ressalta que dois fatores estão prejudicando o setor de transportes por ônibus no Rio de Janeiro. A crise econômica, agravada pela falta de reajuste na tarifa, prejudica diretamente com a redução de passageiros, situação agravada pela alta do desemprego. O segundo motivo é o não cumprimento do contrato de concessão, de 2010, “já que não houve a reposição de custos assumidos ao longo de 2016”, afirma a entidade em nota à imprensa.

A Secretaria Municipal de Transportes municipal responde que os consórcios têm “obrigação contratual de manter o serviço de forma regular, adequado e contínuo, com frota reservada para atuar em situações de paralisações, sob pena de receber sanções e de sofrer intervenção do município”. E o secretário Fernando Mac Dowell mantém-se irredutível quanto a aumentar a tarifa.

EMPRESAS DE ÔNIBUS QUE JÁ FECHARAM NO RIO DE JANEIRO:

2016:

– Auto Viação Bangu (Consórcio Santa Cruz)

– Algarve (Consórcio Santa Cruz)

2015

– Translitorânea (Consórcio Intersul)

– Rio Rotas (Consórcio Santa Cruz)

– Andorinha (Consórcio Santa Cruz)

– Via Rio (Consórcio Internorte)

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Waldemar Maria de Araujo Filho disse:

    Faltou a Rubanil nessa relação que e ligada a America

    1. pedro garcia disse:

      segundo alguns rodoviários,o que está quebrando empresa de ônibus,é uma coisa chamada consórcio.se a passagem custa 3,60,1,60 vai pro consórcio.e a falta de reajuste na tarifa,que exige se ônibus com ar condicionado.e todos sabem,que isso aumenta o consumo de combustível.não sei se vocês repararam,só as empresas do grupo guanabara e redentor,é que não quebram.estranho isso

  2. Glaucio oliveira disse:

    E a crise nacional dos urbanos. Em SP capital onde do meu ponto de vista e pelo tamanho da cidade é onde tem maior equilíbrio o serviço deixa muito a desejar, não tenho perspectiva de melhorar. O grupo que detém atualmente mais da metade das linhas — e vai continuar- – tá + preocupado em vender seus ónibus do que operar . Da privatização da CMTC que achavam que era um grande mal a cidade das empresas novas que entraram hoje só restou 1. A transkuba que tem 2 anos que não compra bus novo. Cidades grandes como Blumenau com só uma empresa na licitação e capitais que ninguém se apresentou. Como nossa mobilidade é praticamente bus teria que ter apoio dos governos estaduais e federal. Em SP é o contrário. Com a completa omissão estadual acaba sobrecarregando o sistema de SP capital obrigando a cidade ter que subsidiar passageiros das cidades da RMSP que são obrigados a andar grandes distâncias para acessar o município de SP

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Nenhuma empresa seja lá de qual ramo for, consegue PAGAR para trabalhar.

    E o “puder” público quer que as empresas, em especial as de buzões, paguem para trabalhar.

    Resultado previsivelllllllllllll, as empresas vão fechar e largar todo o “puder” nas mãos do “puder” publico.

    Já temos alguns exemplos reais.

    Agora eu quero ver o “puder” público fazer o buzão rodar com buzão zerado e com ar condicionado, wife, USB e o escambal; só que com um pequeno detalhe:

    Prestar o serviço com qualidade e gerar lucro”

    Quero ver a “onça” vai berber diesel.

    Att,

    Paulo Gil

  4. Luiz Alves disse:

    Interessante notar que a maioria das empresas que faliram faziam parte do Consorcio Santa Cruz!

  5. 😀Olá,Alexandre,Bom Dia.Eu Vou Pedir a Ajuda Online Pra Todos Vocês Para Eu Ajudar Você,A Jornalista Especializada em Transporte Jéssica Marques e Entre Todos Os Outros Jornalistas Especializados Em Transporte Deste Site Diário do Transporte Para As Todas As Empresas de Ônibus Municipais do Rio de Janeiro-RJ Que Foram Falidas
    Recentemente Voltam As Suas
    Atividades,Com o Salário e o Pagamento Recebidos e Normais e Com a Gasolina e o Diesel Reabastecidos,Reabertos,Sãos e Salvos à Partir de Hoje,Agora e Sempre Todos Os Dias De:2a a 2a Feira 24 Horas Direto São:Oriental,Bangú,
    Auto Diesel,Santa Maria,Estrela
    Azul,Madureira Candelária,São Silvestre e Amigos Unidos.Obrigada e Bom Dia Pra Você,Alê.☺

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading