Integração ente ônibus da EMTU e Metrô da linha 5 Lilás somente com o Cartão BOM a partir desta sexta (21)

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial. De acordo com Secretaria dos Transportes Metropolitanos não haverá a cobrança pela transferência, mas sem o bilhete não será possível acessar os dois modais

ADAMO BAZANI

Os passageiros que utilizam a integração entre ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e o Metrô da linha 5 Lilás nas estações Capão Redondo e Campo Limpo, na Zona Sul da capital paulista,  devem estar atentos porque a partir desta sexta-feira, 21 de abril de 2017, a transferência só será possível por meio do uso do cartão BOM.

A resolução que determina a nova forma de transferência foi publicada nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, alterando uma resolução de 2014 que permitia a transferência livre entre os dois meios de transporte.

stm37-190417

O Diário do Transporte entrou em contato com a Secretaria de Transportes Metropolitanos que informou que o objetivo é tornar a integração mais disciplinada, no entanto, em nota, a pasta informa que não haverá cobrança a mais por esta integração

“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos esclarece que a resolução STM 037, publicada no Diário Oficial de hoje (20/04), condiciona o uso do Cartão Bom também aos usuários que utilizam a integração de transportes – EMTU e CPTM/Metrô – nas estações de Capão Redondo e Campo Limpo. Hoje, a maioria dos passageiros que usa a integração nessas estações não possui o cartão. O objetivo é que todos os usuários adquiram gratuitamente, a partir de amanhã (21/04), o Cartão Bom e, assim, a integração torne-se mais disciplinada, como acontece nas demais estações. A resolução não estabelece cobrança da integração.”

As duas estações possuem quiosques para a solicitação do cartão BOM

SÃO PAULO – CAMPO LIMPO: Rua Noanama, 85 – Jd. Januário | Estação Campo Limpo (Metrô) SÃO PAULO – CAPÃO REDONDO: Rua Túlio Mugnaini, 311 – Capão Redondo | Est. Capão Redondo (Metrô)

Questionada, a secretaria também informou que ainda não há previsão para a conclusão da análise para o início da cobrança de transferência entre os ônibus municipais de São Paulo e Diadema e os trólebus e ônibus da Metra, do Corredor ABD, nos terminais São Mateus, Piraporinha e Diadema.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

11 comentários em Integração ente ônibus da EMTU e Metrô da linha 5 Lilás somente com o Cartão BOM a partir desta sexta (21)

  1. Ou seja, se não tiver o bilhete bom, terá que pagar outra passagem. Por exemplo: Supondo que eu moro em São Paulo perto do Shopping Interlagos e queira ir até o bairro do Jardim Santa Emília, em Embu das Artes em um fim de semana. Eu pegaria um ônibus para o Terminal Santo Amaro e de lá pegaria um metrô até o Capão Redondo e chegando lá pegaria outro ônibus indo para Embu (193 – Jd. Santa Tereza) e completaria o trajeto, e embora não tenha o BOM, essa última transferência é gratuita e não precisa do bilhete. Agora com o novo esquema, seria prejudicado pois o BOM não serve nos municipais de SP e de qualquer forma teria que pagar o ônibus intermunicipal no dinheiro para completar a viagem, ou, compraria um BOM, pago a passagem do ônibus de São Paulo e no metrô, em vez de eu passar o Bilhete Único passaria o BOM para ter direito a integração no ônibus intermunicipal e ainda sim a viagem sairia mais caro do que antes como era feito a integração do EMTU + METRO. É o Alckmin e o seu Secretariozinho de Transportes indo na contramão: Tirando os benefícios de integração da população e aumentando as passagens, tornando as viagens mais caras e desestimulando o uso desses modais. Se o trajeto que mencionei fosse um rolê de FDS para visitar amigos e parentes, agora preferia ir de carro.

  2. moro na zona sul no onibus cbra 380 mais 2,20 ta certo isso 6 rais de conducao abusivel estar onibus jardim cinira ate o capao paga mas 2,20

  3. Eliane Santana de Almeida Pereira // 22 de abril de 2017 às 14:48 // Responder

    E no meu caso que sou estudante tenho passe livre e não consigo fazer a integração com o passe livre.

  4. Foi cobrado 3,80, pra integração do metro lilás , além dos 4.30 do onibus! Eles inventam moda, e não sabem organizar, quero saber quem vai devolver meus 3.80!😡😡😡😡😡

  5. Boa noite hoje eu vim de metro de santo amaro ate o Metro Campo Limpo
    chegando na estação,paguei o valor de 4,30
    e não como era 0,50 isso não integração isto um abuso e assalto a mão armada vergonha para nossos governantes e prefeitos do Taboão da serra isso tem que parar

  6. Isto e uma vergonha, peço para as autoridades do nosso município que tomem providencia e o dinheiro que já foi cobrado quem vai devolver vergonha isto e o Brasil ?

  7. Thainá Oliveira // 26 de abril de 2017 às 19:59 // Responder

    O mais absurdo e que vc é ingênuo e pensa beleza as catracas estão cobrando 50 centavos e quando vc vai ver um rombo de mais de 8 reais . Sendo que no bilhete tava o valor exato até acabar o mês. Isso foi um golpe , governo mais sem vergonha falta de caráter. Estávamos despreparados em relação a isso. Agora tenho um bilhete único carregado que não me serve de nada. Eu dou todo o apoio em disciplinar as pessoas a terem um cartão até pq na moral coisa chata e o motorista ficar parado verificando troco pq a pessoal tem o desleixo de não fazer o cartão.

  8. Boa tarde
    Gostaria de saber realmente quando pago o valor menor na integração de ônibus trem e vice- versa.
    Pq hj peguei o ônibus em Carapicuíba
    Municipal e em menos de vinte minutos estava na estação general Miguel costa.
    O valor do ônibus municipal está r$ 4,20.
    E na catraca do trem da CPTM R$ 3,80.
    Gostaria de saber onde tenho desconto de valores de integração ou isso é só balela pra enganar o trabalhador..
    Isso se resumi pq não tive desconto nenhum…
    Ou estou errado????

  9. Rosemeire Ferreira Brito santos // 11 de agosto de 2017 às 22:43 // Responder

    Oii queria saber se eu pegar o ônibus de 420 eu pago na integação 2,30 e air eu pegar o outro onibus que passa o bom quanto fou pagar?

  10. Rosemeire Ferreira Brito santos // 11 de agosto de 2017 às 22:46 // Responder

    Eu pago 4,20 no ônibus e 2,30 no trem fou descer e pegar outro onibus que passa o bom quanto fou pagar no segundo ônibus?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: