Trem rápido entre Americana, Campinas Jundiaí e São Paulo está no pacote de concessões do Governo Federal

Linha deve ser implantada na região da malha de cargas

 

Modal deve fazer a ligação em uma hora e trens devem ter velocidade de 200 km/h

ADAMO BAZANI

Após o fiasco do “trem-bala” entre a região de Campinas e a capital paulista, o Governo Federal incluiu um projeto de trem de média velocidade ligando São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana.

O projeto já está no PPP – Programa de Parceria Público-Privada do Governo do Estado de São Paulo e, agora, no PPI – Programa de Parcerias de Investimentos e é avaliado em aproximadamente US$ 5 bilhões,  a possibilidade de ser financiado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O trecho tem em torno de 135 km e as obras, não havendo nenhum entrave, demandariam em torno de 5 anos. O trem pode desenvolver velocidade de 200 km/h e o trem-bala atinge velocidade a partir de 300 km/h

A União também aprovou a liberação da chamada faixa de domínio das atuais ferrovias entre Americana, Campinas e São Paulo para que o trem de média velocidade seja implantado ao lado dos ramais de carga, atualmente operados pela Rumo ALL e MRS Logística.

O Governo do Estado de São Paulo também estuda colocar no pacote o trecho final da linha 7-Rubi da CPTM, sentido Jundiaí.

Entre São Paulo e Jundiaí já existem 60 km de malha ferroviária de carga, que são operados pela MRS Logística, e de serviços de passageiros da CPTM.

Também deve ser expandida uma linha de cargas entre Jundiaí e Americana.

O projeto TIC – Trem Intercidades originalmente possui 431 km de ferrovias ligando as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

A reformulação e implantação de malhas custariam em torno de R$ 20 bilhões.

O trecho entre São Paulo e Americana foi considerado prioritário por apresentar maior demanda.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

5 comentários em Trem rápido entre Americana, Campinas Jundiaí e São Paulo está no pacote de concessões do Governo Federal

  1. Amigos, boa noite.

    A ideia e legal, mas penso nao ser necessario uma velocidade de 200 Km/h , ate porque costumam fazer uma estacao muito perto da outra.

    100 km/h ja esta de bom tamanho e nao onera tanto o contribuinte o verdadeiro pagante de obras.

    Parem de fazer obras faraonicas.

    Se for fazerem trem que opera a 200 km/h, que seja na linha Sao Paulo – Rio ou Sao Paulo – Praias ou Sao Paulo – BH.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Eu peguei a epoca do trem na minha cidade, era muito bom , eu viajava bastanta, pena que conseguiram acabar para priveligiar empresas de caminhoes e onibus.

  3. Eu estou na casa dos 72 anos e gostaria muito mesmo de ainda chegar. a presenciar de novo os trens de passageiros na minha regiao de Campinas e Americana.Era tao bom viajar e viajei muito de Sumare a Marilia nos trens eletricos da epoca.Queira Deus que os governos federal e estadual agilizem rapiido esse tao esperado projeto.O nosso Brasil retrocedeu 20 anos ao retirar os. trens de passageiros.

  4. Seria bom se construíssem um trem de Porto Alegre até O Rio de Janeiro,Seria Muito Bom,com o Trem Parador,Semi-Direto (Parando em São Paulo e Curitiba) e o Direto (Com parada em Itajaí) com Velocidade de Pelo Menos 230 Km/Hora

  5. Concordo com o leitor Paulo Gil. Não hánecessidade de trens-bala nesses trachos. Um trem ben composto, com velocifdade máxima de 100 km por hora e de cruziero de 85 km/h já atenderia a demanda de pax e cargas entre essas cidades. Meu medo (é claro) é que uma linha menos rocambolesca de trens, que não fosse alcunhada TremBala , SilverBullet, FlashArroe ou coisa que o valha não poderia produzir os lucros colaterais que, bem sabemos, tem mantido este país na m que está.

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