Trem rápido entre Americana, Campinas Jundiaí e São Paulo está no pacote de concessões do Governo Federal

Linha deve ser implantada na região da malha de cargas

 

Modal deve fazer a ligação em uma hora e trens devem ter velocidade de 200 km/h

ADAMO BAZANI

Após o fiasco do “trem-bala” entre a região de Campinas e a capital paulista, o Governo Federal incluiu um projeto de trem de média velocidade ligando São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana.

O projeto já está no PPP – Programa de Parceria Público-Privada do Governo do Estado de São Paulo e, agora, no PPI – Programa de Parcerias de Investimentos e é avaliado em aproximadamente US$ 5 bilhões,  a possibilidade de ser financiado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O trecho tem em torno de 135 km e as obras, não havendo nenhum entrave, demandariam em torno de 5 anos. O trem pode desenvolver velocidade de 200 km/h e o trem-bala atinge velocidade a partir de 300 km/h

A União também aprovou a liberação da chamada faixa de domínio das atuais ferrovias entre Americana, Campinas e São Paulo para que o trem de média velocidade seja implantado ao lado dos ramais de carga, atualmente operados pela Rumo ALL e MRS Logística.

O Governo do Estado de São Paulo também estuda colocar no pacote o trecho final da linha 7-Rubi da CPTM, sentido Jundiaí.

Entre São Paulo e Jundiaí já existem 60 km de malha ferroviária de carga, que são operados pela MRS Logística, e de serviços de passageiros da CPTM.

Também deve ser expandida uma linha de cargas entre Jundiaí e Americana.

O projeto TIC – Trem Intercidades originalmente possui 431 km de ferrovias ligando as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

A reformulação e implantação de malhas custariam em torno de R$ 20 bilhões.

O trecho entre São Paulo e Americana foi considerado prioritário por apresentar maior demanda.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    A ideia e legal, mas penso nao ser necessario uma velocidade de 200 Km/h , ate porque costumam fazer uma estacao muito perto da outra.

    100 km/h ja esta de bom tamanho e nao onera tanto o contribuinte o verdadeiro pagante de obras.

    Parem de fazer obras faraonicas.

    Se for fazerem trem que opera a 200 km/h, que seja na linha Sao Paulo – Rio ou Sao Paulo – Praias ou Sao Paulo – BH.

    Att,

    Paulo Gil

    1. Lucia Mantovani disse:

      Aí eu não vejo a hora desse trem até Campinas eu estou sonhando todos os dias com isso seria uma felicidade muito grande para mim e bem mais prático para ir visitar meu neto e filha e genro que mora na cidade de Franco da Rocha porque para mim e um transtorno muito grande e cansativo ir de ônibus levo em média 4 horas para chegar por esse motivo fico muito tempo sem vê-los por isso eu faço um apelo para que esse projeto dos trêns venha logo obrigado a todos e parabéns por realizar um grande sonho não só mais para toda população de Campinas

    2. CC Cunha disse:

      Paulo Gil, você está rigorosamente certo. Um trem de alta velocidade para ser útil à população, precisa de uma via com traçado especial e caro de implantar, e não pode ter muitas paradas. Por exemplo, a linha de trens da Marginal Pinheiros (antiga Fepasa, atual Cptm) foi projetada (e construída) para que o trem a percorresse a 100km/h porém a velocidade média é de 50km/h e em pouquíssimos trechos o trem atinge 80km/h. Foi um enorme desperdício de dinheiro público.

  2. Joao Carlos disse:

    Eu peguei a epoca do trem na minha cidade, era muito bom , eu viajava bastanta, pena que conseguiram acabar para priveligiar empresas de caminhoes e onibus.

  3. Argeo Sabatine disse:

    Eu estou na casa dos 72 anos e gostaria muito mesmo de ainda chegar. a presenciar de novo os trens de passageiros na minha regiao de Campinas e Americana.Era tao bom viajar e viajei muito de Sumare a Marilia nos trens eletricos da epoca.Queira Deus que os governos federal e estadual agilizem rapiido esse tao esperado projeto.O nosso Brasil retrocedeu 20 anos ao retirar os. trens de passageiros.

  4. Miguel Macedo disse:

    Seria bom se construíssem um trem de Porto Alegre até O Rio de Janeiro,Seria Muito Bom,com o Trem Parador,Semi-Direto (Parando em São Paulo e Curitiba) e o Direto (Com parada em Itajaí) com Velocidade de Pelo Menos 230 Km/Hora

  5. Concordo com o leitor Paulo Gil. Não hánecessidade de trens-bala nesses trachos. Um trem ben composto, com velocifdade máxima de 100 km por hora e de cruziero de 85 km/h já atenderia a demanda de pax e cargas entre essas cidades. Meu medo (é claro) é que uma linha menos rocambolesca de trens, que não fosse alcunhada TremBala , SilverBullet, FlashArroe ou coisa que o valha não poderia produzir os lucros colaterais que, bem sabemos, tem mantido este país na m que está.

  6. Florival Aparecido de Souza disse:

    Acho que em pouco tempo teremos o resultado positivo desta tão anciosa e importante revitalização de nossas ferrovias.

  7. Marco Antonio Pereira Zorzi disse:

    Não e possível o aproveitamento da antiga faixa da Fepasa ou da RFFSA pois para essa velocidade o traçado tara raios longos e baixa inclinação e este traçado não permite isso tecnicamente oque poderia ser aproveitado seria alguns trechos deste traçado antigo

  8. ALCIDES GERALDI DA SILVA disse:

    Tenho 66 anos e viajei bastante de trem na infancia e juventude. Gostaria muito de voltar a viajar de trem, mas sou favorável a uma velocidade média de 100 km por hora. Se nos bons tempos o trem da CPEF fazia o percurso em 1 h. e 30 m.,até Campinas, porque não fazer o percurso em menor tempo de viagem. É necessário apenas que recupere o leito e introduza a eletrificação no trecho que foi retirada a eletrificação

  9. Sergio P. Fernandes disse:

    Bom dia ,senhores.
    Tudo bem
    Eu acho que seria otimo, voltarmos a ter o melhor transportes mundialmente utilizado.
    Se vc for a Europa, e o melhor meio de transportes, Alemanha, França, Inglaterra……
    E sempre modernizando, os ramais.
    As nossas rodovias ja estão sobre carregadas.
    Antigamente, as composições de passageiros que faziam o trajetos de São Paulo a Panorama, ou Bauru, eram lotadas, com no minimo 10 vagões.
    Eu acredito que seria otimo voltarmos a estes velhos tempos.
    Hoje o Brasil, não precisaria de Ingleses, para construir ou modernizar as malhas ferroviárias.
    OBS: Eu sou apaixonado por trens.
    Obrigado.
    abrs.

  10. Orlando Herrada disse:

    de 100 a 150 esta bom demais viajei em outubro de 2019 no trem da vale que sai de vitória ES ate Belo horizonte é uma viagem excelente e barata com muito conforto e pensar em trens cruzando o Pia em todos os sentido seria otimo

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