USP cria banco de dados com as linhas municipais em São Paulo

Objetivo é verificar lacunas do sistema e desigualdade na oferta de serviços

ADAMO BAZANI

Como desdobramento  da pesquisa de Padrões de governança em política urbana, o Centro de Estudos da Metrópole – CEM, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas –FFLCH, da USP , lançou um banco de dados com as linhas de ônibus do município de São Paulo.

O estudo, que pode ser acessado gratuitamente, tem o objetivo de fornecer subsídios para debater a oferta de transportes coletivos na cidade de São Paulo e as diferenças regionais de acesso a este tipo de serviço.

Também é possível verificar a veracidade dos argumentos para a racionalização das linhas de ônibus e a necessidade de eliminar sobreposições.

Muitos seccionamentos de linhas acabaram resultando em problemas para os passageiros, já que o tempo de trajeto ficou maior, além de as linhas troncais de ônibus ou ramais de Metrô e trens ficarem mais lotados por causa destes cortes.

O centro obteve os dados por meio da Lei de Acesso a Informação e pelo site da SPTrans. O CEM utilizou seu próprio Sistema de Informação Geográfico – SIG, de georreferenciamento.

Maptitude Mapping Software Image

Gráfico com a distribuição das linhas de ônibus em São Paulo. Há lacunas em serviços

Os dados são de setembro de 2015.

Foram analisados 2.349 trajetos (a ida e a volta de uma linha foram consideradas como duas linhas distintas).

Entre os dados estão:

– Horários da primeira e última partida.

– Extensão da linha

– Divisão regional operacional da SPTrans

– Subsistema da linha (local ou estrutural)

– Ano em que a linha foi criada

– Tipo de contrato da linha

– Empresa e consórcio responsável pela operação da linha.

O material também pode subsidiar as sugestões para o desenho da rede de ônibus que deve ser proposta na licitação dos transportes da cidade que, segundo a secretaria da área, deve ser lançada até o final de maio.

O CEM explica em nota, com acessar:

O banco de dados de linhas de ônibus do Município de São Paulo é um desdobramento da pesquisa que integra a linha de investigação do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) “Padrões de governança em política urbana”. Trata-se do primeiro conjunto de dados georreferenciado consolidado e de livre acesso público do universo das linhas de ônibus no município de São Paulo, e traça um retrato das linhas de ônibus no mês de setembro de 2015. 

Produzido a partir de dados obtidos por meio da lei de acesso à informação e do site da SPTrans, o banco é um importante recurso para pesquisadores dedicados aos estudos urbanos para a compreensão da dinâmica de produção dos serviços de ônibus, um objeto ainda pouco pesquisado pelas ciências sociais brasileiras. Ao sistematizar as características da rede de linhas, propicia o alargamento das possibilidades de análise da mobilidade urbana, em geral voltada a questões do tempo de viagem, modalidades de transportes e uso do viário.

Link (às vezes pode ser necessário recortar e colar no navegador):

http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/716

(arquivo em formato .zip, 37,4 MB)

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    E a sindrome dos dados, o buzao de Sampa nao precisa de dados, precisa de acao inteligente.

    Se todos os pontos em vermelho do grafico forem as linhas de Sampa nao ha sobreposicao, ha sim confusao e excesso de linhas.

    Vou dar um exemplo real porque o buzao de Sampa nao funciona.

    Sabado utilizei a linga 8019, sentido bairro centro.

    1) A faixa do buzao na Avenida Corifeu e na Vital Brasil em ambos os sentidos esta pessima,s condicoes, cheia de buracos, ondulacoes, costelas de vaca e depressoes.

    2) O buzao para no ponto da Av. Vital Brasil, apos a Rua Alvarenga, no qual desceram quase todos os passageiros, exceto eu e mais uns 5 passageiros.

    3) Como a linha 8019, faz final no Terminal Buta, o buzao nao poderia parar nesse ponto apos a Rua Alvarenga ( Primeiro erro).

    4) A rua de acesso do buzao ao Terminal Buta tem angulo de 90 graus (segundo erro).

    5) O buzao deu a volta no Terminal Buta e parou no sen5ido Pinheiros de saida para a Rodovia Raposo Tavares, lembrando que a linha 8019, seguira pela Av. Vital Brasil (terceiro erro).

    Por isso que todos desceram no ponto apos a Rua Alvarenga, para nao perderem tempo e serem feitos de bobo como eu.

    6) Quando o buzao voltar ele dara 8utra volta inutil no Terminal Buta, para poder acessar a Av. Vital Brasil sentido bairro.

    Bom nao precisa falar mais nada, ne, da vergonha.

    Eu pergunto:

    Com tantos erro crassos da fiscalizadora, numa linha simples, pra que servirao tantos dados ??

    Nao precisa, ninguem sabe ou quer usar.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Para acessar precisa se cadastrar.

    O arquivo nao e web, requer um aplicativo e tem varios tipos de arquivos.

    Muito complicado.

    Afinal os dados sao ou nao abertos ao publico ????

    Att

    Paulo Gil

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