Inovação: a palavra da vez (e do futuro)

Questões relativas a Transporte Público assombram muitos prefeitos: como reduzir custos, aumentar a arrecadação e, o mais importante, melhorar a qualidade do transporte oferecido?

A quantidade de problemas apontados pelos usuários do transporte público é seguramente um dos grandes desafios dos prefeitos das cidades médias e grandes. Fornecer mobilidade para todos é a grande dificuldade, não só pelas longas distâncias percorridas entre emprego e trabalho, como pelos custos que tais operações demandam.

Inovação parece ter-se tornado a palavra do momento. Mais que palavra, um conceito que vem sendo perseguido por muitos prefeitos. Se não é possível aumentar a arrecadação, ainda mais em tempos de crise, resta o esforço de reduzir custos, sem prejudicar a qualidade do serviço oferecido.

Inovação tem o poder de, além de reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço. É o que já se tem visto em cidades da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina. Um exemplo? Oferecer um sistema de pagamento das tarifas do transporte que aceite qualquer cartão de crédito, débito ou pré-pago. E mais, com a tecnologia sem contato, o que reduz custos de cobrança, acelera o tempo de transação (reduzindo as filas) e gera um ambiente mais seguro para quem opera e para quem se utiliza dos transportes.

Tanto no Brasil como no Reino Unido alguns operadores estão usando essa tecnologia, reduzindo seus custos de operação com mais eficiência no recebimento das tarifas, e melhorando a segurança (menos dinheiro em circulação). No caso brasileiro a experiência acontece em três capitais: São Paulo (linha Diadema-Berrini de ônibus), Rio de Janeiro (Central do Brasil, ramal Deodoro) e região metropolitana de Curitiba. Nestes locais os usuários podem pagar as passagens com seus celulares ou cartões de crédito, débito ou pré-pagos (desde que tenham a tecnologia sem contato).

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Material cedido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos