Alckmin estuda privatizar linha 2-Verde do Metrô
Publicado em: 16 de março de 2017
Concessão à iniciativa privada estaria condicionada ao prolongamento da linha até Guarulhos
ADAMO BAZANI
A gestão Geraldo Alckmin deve privatizar a linha 2-Verde do Metrô, que hoje liga Vila Prudente a Vila Madalena.
A concessão estaria condicionada ao prolongamento de 14 km, com 13 novas estações, da linha, da Vila Prudente à região da Dutra, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Ao jornal Folha de São Paulo, o secretário de transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, confirmou a intenção de concessão.
“Acertando as linhas 6-laranja e 17-ouro, além da linha 18-bronze, a linha 2 tem projeto pronto, algumas desapropriações já executadas. Então acho que pode ser … Nossa prioridade é concluir aquilo que já começamos. É um investimento grande, só de obras são mais de R$ 6 bilhões”
A maior parte da expansão do metrô está condicionada a participação da iniciativa privada.
A linha 5 Lilás do Metrô, que hoje funciona entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, deve ter a operação a cargo de empresas particulares. No próximo mês, deve ser publicado edital para a licitação, que deve incluir o monotrilho da linha 17-Ouro, do Morumbi, que não está pronto.
A linha 6-laranja já é feita no modelo de PPP – Parceria Público-Privada, no entanto, problemas com Consórcio Move, que não tem conseguido empréstimos, atrasam o cronograma da linha que deve ligar Brasilândia, na Zona Norte, até Estação São Joaquim, no Centro.
A previsão inicial é de entrega até 2020.
Em torno de 75% da extensão de metrôs e construção de monotrilhos ficariam sob responsabilidade da iniciativa privada. Alckmin também deve conceder o monotrilho da linha 15-Prata e construir o ainda incerto monotrilho da linha 18, que deve ligar a capital ao ABC Paulista, por meio de PPP.
Uma agência reguladora deve ser criada para regulamentar todas estas privatizações.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Quem não tem cão caça com gato.(será que está certo?)
Acho que na falta de recursos ao governo do estado a privatização sob controle é o caminho.
Outra coisa importante é a eficiência de operação, como tem ocorrido na linha 4 .
Gostei.
Nem sabia deste prolongamento até Guarulhos, se sair do papel as primeiras estações seriam inauguradas lá em 2040. E não é um exagero, não.
Excelente decisão do governador Geraldo Alckmin em privatizar a linha do Metrô. A iniciativa privada, até pela legislação, por não ficar limitada como uma empresa pública, pode fazer a gestão de maneira mais ágil, eficiente e econômica. Um bom exemplo disso, é a Linha 4 Amarela do Metrô. É operada pela iniciativa privada e apresenta satisfação superior à demais que são administradas pela estatal.
Amigos, boa noite.
Ja conecou muito errado, vejamos:
A CPTM, tem uma linha que passa ao lado do bairro Ponte Grande em Guarulhos, que inclusive tinha uma estacao proxima que foi eliminada, so nao sei o porque e tambem tem a estacao USP LESTE, basta fazer um prolongamento ate o metro Tucuruvi atravessando todo Guarulhos, ou pelo menos boa parte.
Enquanto o Estado for “burrocratico”, o mesmo nao tem capacidade e flexibilidade para firmar contratos de PPP de grande porte.
A PPP da linha 4 amarela ja rendeu ao Estado uma acao de R$ 500.000,.000,00 pelo fato do Estado nao ter cumprido sua parte, ja noticiado pelo Diario dos Transportes.
O metro para guarulhos tem de ligar Guarulhos a Sampa sob a via Dutra em linha reta, afinal a menor distancia entre 2 pontos e uma reta.
Se quiserem arriscar a PPP da linga Verde, o mais correto e prolonfar no sentido oposto, descendo pela Av Queiroz Filho, Av. Jaguare, Av. Escola Politecnica indo ate Taboa da Serra.
E na estacao Vila Lobos, sai um ramal ate Cajamar.
TUDO VIA AEREA, vigas, colunas e pronto, tudo pre fabricado, montado igual Lego.
Mas tem de ser feito negocio pr8fissional, para nao desandar igual a linha Laranja.
Ou sera melhor aplicar esforcos no Aerotrem de Sampa, afinal esta semi pronto.
Mas lembrem-se privatizacao, MAS NAO D8ACA8.
Att,
Paulo Gil
Já estamos em 2017, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2021 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.
No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscais ( mais conhecida como “Pedaladas fiscais”), que pune o governante que gasta mais do que arrecada, ou que repassa para o seu sucessor as dívidas contraídas no seu período de mandato, e que burla a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.
O resultado disto são inumeráveis obras incompletas e um infindável festival de compromissos não cumpridos, e os governantes responsáveis imputados.
De qualquer forma o prolongamento da Linha 2-Verde continua sendo a melhor opção para chegada até Guarulhos, do que quaisquer outras como que é a de se utilizar as linhas 13-Jade ou 12-Safira congestionadas da CPTM ou os imprevisíveis Monotrilhos.
eu não concordo com isso é uma da melhores linhas do metro,só o que tem que melhorar é a manutenção sendo ela toda do metro de são paulo nada de tercealização .. A tercealização é uma grande poecaria que apareceu ,é mão de obra barata sem qualidade ,no metro ela não funciona e jogar dinheiro no lixo…Invista exclusivamente na MANUTENÇÃO é o mais importante para todos.Privatisar não resolve o problema do metro ..Ele esta dando prejuiso ,eu aqui do lado de fora tenho a certesa que não …….Melhore a MANUTENÇÃO contrate gente sabe trabalhar á mão de obra eu sei é cara mais compensa …ex Olha a maõ de obra da ALSTOM é todos da mesma empresa gente de qualidade ….Com o metronão é diferente ….Manutensão é coisa seria …..Olha os descarrilhamento qual é a causa sera que não e manutenção eu não sei….. vamos pesquisar…. Eu acompanho o metro desde as suas fundações e coisa lida ………eu sou tecnico eletronico cnc….
O metro tem que acabar com as empresas picaretas que são as empresas de terceiros ,tem mão de obra de qualidade bem inferior as normais ….Ela não se compara com a qualidade com os do metro…..Os salarios são bem difeente é bem diferente, cade a qualidade essa que é a difeença ….
Empresa de qualidade tem mão de obra de qualidade…..O oserviço é bom….
O que acontece com os 500 billhões anuais que São Palo entrega sem retorno a Brasília?