Alckmin estuda privatizar linha 2-Verde do Metrô

Concessão à iniciativa privada estaria condicionada ao prolongamento da linha até Guarulhos

ADAMO BAZANI

A gestão Geraldo Alckmin deve privatizar a linha 2-Verde do Metrô, que hoje liga Vila Prudente a Vila Madalena.

A concessão estaria condicionada ao prolongamento de 14 km, com 13 novas estações, da linha, da Vila Prudente à região da Dutra, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Ao jornal Folha de São Paulo, o secretário de transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, confirmou a intenção de concessão.

“Acertando as linhas 6-laranja e 17-ouro, além da linha 18-bronze, a linha 2 tem projeto pronto, algumas desapropriações já executadas. Então acho que pode ser … Nossa prioridade é concluir aquilo que já começamos. É um investimento grande, só de obras são mais de R$ 6 bilhões”

A maior parte da expansão do metrô está condicionada a participação da iniciativa privada.

A linha 5 Lilás do Metrô, que hoje funciona entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, deve ter a operação a cargo de empresas particulares. No próximo mês, deve ser publicado edital para a licitação, que deve incluir o monotrilho da linha 17-Ouro, do Morumbi, que não está pronto.

A linha 6-laranja já é feita no modelo de PPP – Parceria Público-Privada, no entanto, problemas com Consórcio Move, que não tem conseguido empréstimos, atrasam o cronograma da linha que deve ligar Brasilândia, na Zona Norte, até Estação São Joaquim, no Centro.

A previsão inicial é de entrega até 2020.

Em torno de 75% da extensão de metrôs e construção de monotrilhos ficariam sob responsabilidade da iniciativa privada. Alckmin também deve conceder o monotrilho da linha 15-Prata e construir o ainda incerto monotrilho da linha 18, que deve ligar a capital ao ABC Paulista, por meio de PPP.

Uma agência reguladora deve ser criada para regulamentar todas estas privatizações.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

8 comentários em Alckmin estuda privatizar linha 2-Verde do Metrô

  1. Quem não tem cão caça com gato.(será que está certo?)
    Acho que na falta de recursos ao governo do estado a privatização sob controle é o caminho.
    Outra coisa importante é a eficiência de operação, como tem ocorrido na linha 4 .
    Gostei.

  2. Nem sabia deste prolongamento até Guarulhos, se sair do papel as primeiras estações seriam inauguradas lá em 2040. E não é um exagero, não.

  3. Excelente decisão do governador Geraldo Alckmin em privatizar a linha do Metrô. A iniciativa privada, até pela legislação, por não ficar limitada como uma empresa pública, pode fazer a gestão de maneira mais ágil, eficiente e econômica. Um bom exemplo disso, é a Linha 4 Amarela do Metrô. É operada pela iniciativa privada e apresenta satisfação superior à demais que são administradas pela estatal.

  4. Amigos, boa noite.

    Ja conecou muito errado, vejamos:

    A CPTM, tem uma linha que passa ao lado do bairro Ponte Grande em Guarulhos, que inclusive tinha uma estacao proxima que foi eliminada, so nao sei o porque e tambem tem a estacao USP LESTE, basta fazer um prolongamento ate o metro Tucuruvi atravessando todo Guarulhos, ou pelo menos boa parte.

    Enquanto o Estado for “burrocratico”, o mesmo nao tem capacidade e flexibilidade para firmar contratos de PPP de grande porte.

    A PPP da linha 4 amarela ja rendeu ao Estado uma acao de R$ 500.000,.000,00 pelo fato do Estado nao ter cumprido sua parte, ja noticiado pelo Diario dos Transportes.

    O metro para guarulhos tem de ligar Guarulhos a Sampa sob a via Dutra em linha reta, afinal a menor distancia entre 2 pontos e uma reta.

    Se quiserem arriscar a PPP da linga Verde, o mais correto e prolonfar no sentido oposto, descendo pela Av Queiroz Filho, Av. Jaguare, Av. Escola Politecnica indo ate Taboa da Serra.

    E na estacao Vila Lobos, sai um ramal ate Cajamar.

    TUDO VIA AEREA, vigas, colunas e pronto, tudo pre fabricado, montado igual Lego.

    Mas tem de ser feito negocio pr8fissional, para nao desandar igual a linha Laranja.

    Ou sera melhor aplicar esforcos no Aerotrem de Sampa, afinal esta semi pronto.

    Mas lembrem-se privatizacao, MAS NAO D8ACA8.

    Att,

    Paulo Gil

  5. Já estamos em 2017, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2021 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.

    No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscais ( mais conhecida como “Pedaladas fiscais”), que pune o governante que gasta mais do que arrecada, ou que repassa para o seu sucessor as dívidas contraídas no seu período de mandato, e que burla a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.

    O resultado disto são inumeráveis obras incompletas e um infindável festival de compromissos não cumpridos, e os governantes responsáveis imputados.

    De qualquer forma o prolongamento da Linha 2-Verde continua sendo a melhor opção para chegada até Guarulhos, do que quaisquer outras como que é a de se utilizar as linhas 13-Jade ou 12-Safira congestionadas da CPTM ou os imprevisíveis Monotrilhos.

  6. jose eloi gaspar gaspar // 19 de março de 2017 às 21:06 // Responder

    eu não concordo com isso é uma da melhores linhas do metro,só o que tem que melhorar é a manutenção sendo ela toda do metro de são paulo nada de tercealização .. A tercealização é uma grande poecaria que apareceu ,é mão de obra barata sem qualidade ,no metro ela não funciona e jogar dinheiro no lixo…Invista exclusivamente na MANUTENÇÃO é o mais importante para todos.Privatisar não resolve o problema do metro ..Ele esta dando prejuiso ,eu aqui do lado de fora tenho a certesa que não …….Melhore a MANUTENÇÃO contrate gente sabe trabalhar á mão de obra eu sei é cara mais compensa …ex Olha a maõ de obra da ALSTOM é todos da mesma empresa gente de qualidade ….Com o metronão é diferente ….Manutensão é coisa seria …..Olha os descarrilhamento qual é a causa sera que não e manutenção eu não sei….. vamos pesquisar…. Eu acompanho o metro desde as suas fundações e coisa lida ………eu sou tecnico eletronico cnc….

  7. jose eloi gaspar gaspar // 19 de março de 2017 às 21:17 // Responder

    O metro tem que acabar com as empresas picaretas que são as empresas de terceiros ,tem mão de obra de qualidade bem inferior as normais ….Ela não se compara com a qualidade com os do metro…..Os salarios são bem difeente é bem diferente, cade a qualidade essa que é a difeença ….
    Empresa de qualidade tem mão de obra de qualidade…..O oserviço é bom….

  8. O que acontece com os 500 billhões anuais que São Palo entrega sem retorno a Brasília?

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