Ônibus de Ferraz de Vasconcelos devem ter integração com ônibus da EMTU

Projeto piloto é feito entre Governo do Estado e prefeitura

ADAMO BAZANI

Linhas municipais de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, poderão ser integradas aos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

O projeto piloto de integração é desenvolvido entre o governo do estado e a prefeitura, de acordo com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê –Condemat.

A minuta do convênio entre a EMTU e a Prefeitura de Ferraz está em fase de finalização.

Inicialmente, a integração deve atender a região da Vila São Paulo.

A ausência de integração entre ônibus municipais e o sistema da EMTU é um problema antigo que tem afetado a mobilidade na capital paulista e região metropolitana.

Como não há nenhum tipo de integração física ou tarifária na malha das linhas é necessário que o passageiro que usa ônibus metropolitanos e ônibus municipais tenha dois cartões e pague duas tarifas, o que torna a viagem cara.

Em muitos casos, do ponto de vista financeiro, sai mais vantajoso ir de um município a outro de carro do que pagar uma tarifa municipal e depois outra intermunicipal.

Como os ônibus metropolitanos não servem todos os bairros das cidades, e nem é este o propósito de uma linha metropolitana, muitas vezes para ir de uma cidade a outra, o passageiro primeiro pega um ônibus do bairro até a região central ou de maior movimento e depois um veículo do sistema EMTU.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

3 comentários em Ônibus de Ferraz de Vasconcelos devem ter integração com ônibus da EMTU

  1. Amigos, boa noite.

    Esse tipo de integracao deve ser efetuado nao so em Ferraz, mas sim em todos os municipios.

    Acelera ai EMTOSA.

    Att,

    Paulo Gil

  2. As linhas intermunicipais só tem um proposito vc sai do seu bairro com uma Municipal..e vai até a divisa pois nao pode ter sobreposiçao….ai a divisa é geralmente um rio ou corrego…ao vc embarca em um inter e atravessa o rio…,desce no proximo ponto e pega um municipal até o trabalho….é essa a visão dos gestores…cujo objetivo é garantir o lucro das empresas municipais e quem paga a conta é o passageiro…..por isso tem tantos carros nas ruas….,boa iniciativa na cidade de Ferraz, tomara que população nao fique prejudicada e esse projeto seja para beneficiar os passageiros e nao somente as empresas…..pois em pais que só tem bandindo governando nao se pode esperar nada…

  3. Ferraz de Vasconcelos aceita o Cartão BOM, então não tem necessidade de ter dois cartões como diz a o texto.Outro ponto, é que vão colocar a integração justo em um bairro que já tem uma linha da EMTU, que é a 460 – Ferraz (Vila São Paulo) x São Paulo (Artur Alvim) – via Metrô Itaquera, sendo que todos os outros bairros do lado sul não tem uma sequer, com exceção da avenida junto à CPTM. Pode ser que queiram eliminar essa linha da EMTU deste bairro de uma forma disfarçada, criando tal integração, que se mostra inútil nos moldes atuais.

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