Sindicato diz que ao menos seis empresas de ônibus do Rio de Janeiro operam no vermelho

Ônibus da Translitorânea, uma das empresas que fecharam no Rio.

Em dois anos, outras seis companhias fecharam as portas. Fetranspor e RioÔnibus temem doze falências

ADAMO BAZANI

A situação das empresas de ônibus do Rio de Janeiro, dos trabalhadores do setor e dos passageiros não vai nada bem.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro, Sebastião José da Silva, ao G1 Rio, seis empresas estão operando no vermelho e tem atrasado salários e benefícios.

“Essas empresas estão há seis meses sem conseguir fazer seus pagamentos em dia. O pagamento deveria ser no quinto dia útil e está saindo lá pelo dia 20”

As companhias de ônibus apontam como a principal causa para o quadro a queda no número de passageiros. Ente janeiro em setembro do ano passado, foram 48 milhões de passagens a menos.

O Diário do Transporte vem noticiando a situação desde 2015, quando houve o fechamento das primeiras companhias. Desde então, seis deixaram de operar.

Em dezembro, a Fetranspor e o RioOnibus, unidades sindicais que representam as empresas de ônibus do Estado do Rio de Janeiro e da capital, respectivamente, disseram temer que ao menos doze companhias entrem em falência em 2017, se a situação persistir. O fechamento das seis viações provocou a demissão de 3,9 mil trabalhadores diretos.

Além da crise econômica, que diminui o número de passageiros no sistema, em especial com o vale-transporte, os investimentos insuficientes para dar mais eficiência ao sistema e erros na reformulação das linhas municipais ajudam a explicar o quadro.

translitoranea-1
Mesmo veículo sendo aproveitado pela ETURSA, de Santo André-SP

EMPRESAS DE ÔNIBUS QUE JÁ FECHARAM NO RIO DE JANEIRO:

2016:

– Auto Viação Bangu (Consórcio Santa Cruz)

– Algarve (Consórcio Santa Cruz)

2015

– Translitorânea (Consórcio Intersul)

– Rio Rotas (Consórcio Santa Cruz)

– Andorinha (Consórcio Santa Cruz)

– Via Rio (Consórcio Internorte)

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes