EMTU e Metra promovem Hackathona para soluções tecnológicas nos transportes paulistas

Metra Ônibus metropolitano. Soluções tecnológicas podem ajudar na melhoria dos serviços

Startups e pessoas físicas poderão desenvolver soluções como aplicativos de celulares, gerenciamento de frota ou de atendimento ao público

ADAMO BAZANI

A tecnologia cada vez mais se mostra aliada na gestão do transporte público, tanto para melhorar a eficiência aos empresários e gestores públicos, como para qualificar o atendimento ao passageiro, personagem principal na mobilidade urbana.

E a Grande São Paulo terá a oportunidade de receber projetos de soluções que podem trazer melhorias à prestação dos serviços.

Vai até o dia 13 de março, o período de inscrições para 1ª Hackathona EMTU-METRA.

O objetivo é reunir soluções inovadoras para questões relacionadas com cotidiano do transporte metropolitano. De acordo com a EMTU, serão disponibilizados dados do transporte público das regiões metropolitanas do estado de São Paulo para o desenvolvimento de produtos como aplicativos de celulares que informam aos passageiros sobre o tempo que o ônibus vai passar no ponto, de gestão de frota, de melhoria de atendimento e relacionamento com o passageiro, monitoramento de consumo de combustível e emissão de poluição, manutenção mais padronizado dos ônibus, entre outras. No formulário de pré-inscrição, a EMTU diz que os vencedores participarão de uma Hackathona na mundial, no Canadá.

“Parte das diretrizes da Hackthona está em linha com a Fundação Mundial Y4PT – Jovens para o Transporte Público, que tem o apoio da UITP- União Internacional dos Transportes Públicos. Já foram realizadas até o momento no mundo 25 hackathonas, faltando apenas a do Brasil. O grupo vencedor escolherá um dos integrantes para participar da Hackathona mundial, que acontecerá durante o Congresso Mundial da UITP, entre os dias 14-17 de maio de 2017, em Montreal, Canadá. O prêmio é de responsabilidade da Y4PT.”

O evento nacional ocorre no Hall da Unidade São Bernardo do Campo da EMTU – Rua Joaquim Casemiro, 290 – Planalto, entre os dias 18 e 19 de março, das 8h (sábado) às 18h (domingo), 34 horas ininterruptas de evento. A Hackathona estará integrada à 4ª Semana UITP América Latina, que acontecerá no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros, São Paulo, entre os dias 22-24 de março.

O formulário para inscrições pode ser acessado neste link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwkdcdGSqtJeifoj-JvwN7AYkynROlpYC-Qk1GtxrZigvfBw/viewform

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes