Passageiros de ônibus de Recife terão “botão de pânico” em celular durante o Carnaval

ônibus urbano do sistema de Recife. Ferramenta é de fácil uso, diz empresa de aplicativo.

Ferramenta é disponibilizada pelo aplicativo CittaMobi. Comunicações dos passageiros vão direto para CIODS – Centro Integrado de Operações de Defesa Social

ADAMO BAZANI

Passageiros do transporte público de Recife e Região Metropolitana vão contar com mais um dispositivo de segurança no Carnaval, quando os ânimos ficam mais exaltados e os criminosos tendem a fazer mais vítimas.

Trata-se de um “Botão de Incidente Grave” que poderá ser acionado por meio do celular por quem estiver dentro do ônibus, nas paradas ou terminais.

A funcionalidade está disponível no aplicativo CittaMobi, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer tipo de celular com internet.

Toda a comunicação de assalto feita pelos passageiros por meio do aplicativo será repassada em tempo real para o CIODS – Centro Integrado de Operações de Defesa Social, que receberá o alerta e providenciará o tratamento da ocorrência.

A ferramenta é de fácil uso, sendo assim a comunicação pode ser feita rapidamente sem despertar a atenção dos criminosos. No entanto, a recomendação das autoridades de segurança é de que a vítima não chame a atenção dos criminosos e nunca reaja.

a66e2890-6a98-4e11-ac1c-d5e7dd9ffde8

A funcionalidade foi possível depois de uma parceira entre Governo do Estado de Pernambuco, o aplicativo CittaMobi e a URBANA  – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco.

O aplicativo já disponibiliza dados como previsão de chegada dos ônibus no ponto, itinerários e relação de linhas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes