História

150 anos da Santos – Jundiaí: Aplicativo conta historia da ferrovia

Estação da Luz terá exposição de maquete ferroviária

RENATO LOBO

Um novo aplicativo para celular comemora os 150 anos da primeira ferrovia de São Paulo. O projeto em parceira entre a Unesp e a CPTM lançará no próximo final de semana, dias 18 e 19, o app que contará a história ferroviária.

Os passageiros do Expresso Turístico poderão consultar durante as viagens um mapa on-line, que identificará as estações e as respectivas datas de inauguração.

Foi Desenvolvido dentro do Projeto Memória Ferroviária, da Unesp (Campus de Rosana, Assis e Bauru), e coordenado pelo professor Eduardo Romero de Oliveira.

Nomeado como “SPR 150”, o aplicativo homenageia a São Paulo Railway, companhia inglesa que operava a linha Santos – Jundiaí.

lb02

Em 1992, a linha foi dividida e coube a CPTM administrar os trechos Luz – Jundiaí, pela Linha 7-Rubi (antiga Linha A), e Brás – Rio Grande da Serra, pela Linha 10-Turquesa (antiga Linha D). Os dois trajetos também são utilizados pelo Expresso Turístico que oferece viagens para Jundiaí e Paranapiacaba. A operação entre Rio Grande da Serra e o Porto de Santos é realizada atualmente pela MRS, que obteve a concessão para a circulação dos trens de carga.

Exposição

Ficará exposta na Luz uma maquete da primeira locomotiva da São Paulo Railway, cedida pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que entrou em operação em 1861. A exposição será na Estação da Luz, neste sábado, das 8h às 16h.

 

Para baixar o programa, é preciso ter um celular Android e acessar o link https://drive.google.com/file/d/0B5E7KbB6rUn7Y1I5eVZTdGVJLUk/view?usp=sharing

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Comentários

Comentários

  1. Fernando de Souza disse:

    Essa estrada foi construida por alguns picaretas ingleses que tiveram a ferrovia financiada pelo Banco Mauá, pra começar a para após o término da obra. Lamentavelmente o grande brasileiro Irineu Evangelista de Souza, nunca viu a cor do dinheiro desse financiamento. Esse foi um dos motivos da falência do Mauá

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Parabens, bela iniciativa.

    Seria legal tambem ter um link na Internet para uso global e de forma mais pratica, sem ocupar mempria dos celularrs.

    Pensem nessa sugestao.

    Att,

    Paulo Gil

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    Parabéns CPTM, ABPF, ao Ferro Clube do ABC e demais membros da equipe que se dedicaram a este evento.

    Foi muito legal, inclusive ouvir várias músicas que “cantam” o trem.

    Bom, no aniversário da Estrada de Ferro Sorocabana, aguardo um evento similar ou maior na linda, bela e agradabilíssima Estação Julio Prestes.

    PARABÉNS !

    Att,

    Paulo Gil

  4. Wilson Roberto Prestes disse:

    Sempre fui admirador deste método de transporte e sonho um dia poder viajar pôr muitos lugares a bordo dessas obras tão boas
    .

    Ww

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading