Ano começa mal para vendas de ônibus, diz Fenabrave
Publicado em: 2 de fevereiro de 2017
Em janeiro, queda foi de 43,62% em comparação ao mesmo mês do ano passado
ADAMO BAZANI
Apesar de o mês de janeiro ser tipicamente considerado fraco para a indústria de veículos comerciais de grande porte por causa das férias, os números divulgados pela Fenabrave Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores mostram que a crise econômica ainda afeta a indústria automotiva, em especial as fabricantes de ônibus e caminhões.
Segundo o balanço, na comparação de janeiro deste ano com janeiro do ano passado, a queda é de 43,62% nos emplacamentos de ônibus com 707 unidades vendidas, e no segmento, de caminhões a perda é de 34,88% na comparação entre os mesmos períodos, com os 3647 unidades que foram para o mercado.
Na comparação entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, a queda também é expressiva.
Foram comercializados 23,73% menos veículos de transportes coletivos e houve queda de 33,87% nas vendas de veículos pesados de transporte de carga.
Em relação às marcas, houve no início deste ano poucas mudanças em relação ao cenário de todo o ano passado.
No segmento de ônibus e de caminhões, a liderança é da Mercedes-Benz e a vice-liderança é da Volkswagen. Marcopolo aparece em terceiro lugar entre os ônibus porque os dados da Fenabrave levam em consideração a Volare, unidade de miniônibus da Marcopolo que já são vendidos montados. Em terceiro lugar, no segmento de caminhões, aparece a Ford.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


Poderia colocar o link de referencia em suas noticias?
grato.
Foi release que recebemos