Santos deve ter em circulação ônibus elétrico híbrido com a Piracicabana

 

Modelo é da Volvo e pode reduzir em até 85% as emissões de poluição

ADAMO BAZANI

Nas próximas semanas deve começar a circular em testes pelas ruas de Santos, no litoral paulista, um ônibus elétrico híbrido produzido pela Volvo. O veículo já está com pintura da empresa da cidade, Viação Piracicabana.

Com carroceria Viale BRT, da Marcopolo, o modelo B215RH incorpora tecnologia híbrido paralela, ou seja, o motor a diesel também é responsável pela tração do veículo.

A partir da faixa entre 20 km/h e 30 km/h, quem entra em atuação é o motor a combustível. Já do início das operações, na hora do arranque e em baixa velocidade, que são os momentos em que um ônibus convencional mais polui, quem movimenta o veículo é o motor elétrico.

Segundo a Volvo, dependendo do tipo de poluente, a redução das emissões pode ser de até 85%.

Também há redução de ruídos e o consumo de combustível pode ficar em torno de 35% menor em comparação também a um veículo somente a diesel, segundo a fabricante que produz ônibus híbridos na sede em Curitiba desde 2012.

O modelo também foi testado em Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro. Outras unidades já operam comercialmente em cidades como Curitiba, por exemplo.

O mesmo chassi é usado no ônibus de turismo de dois andares em Foz do Iguaçu e na Capital Paulista

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    E um grande comeco e pioneirismo, Parabens.

    Enquanto isto Sampa…

    ZzzzzzzZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    E o tempo passa, menos o buzao verde.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Marcelo PG disse:

    Bela iniciativa, já estava na hora da baixada santista contar com um ônibus moderno. Nossa região é privilegiada toda plana e só rodam cabritos.

Deixe uma resposta