Saiba como solicitar Passe Livre ou Meia Tarifa Estudantil da EMTU

No caso de renovação, todo o procedimento pode ser feito pela internet. Se for primeira vez, estudantes devem entregar cópia da documentação na secretaria da instituição de ensino

ADAMO BAZANI

Estudantes já têm a possibilidade de solicitar o Passe Livre, que garante gratuidade, ou Passe Escolar (meia tarifa) dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, incluindo o Corredor ABD, de ônibus e trólebus.

Quem vai renovar os benefícios pode no momento em que preencher o formulário online no site da EMTU, pode neste ano enviar os documentos digitalizados. O site é:  http://www.emtu.sp.gov.br/

Já os estudantes que vão, pela primeira vez, solicitar o Passe Livre ou Passe Escolar ainda devem entregar as cópias dos documentos exigidos na secretaria da instituição de ensino.

A papelada será enviada à EMTU pela escola ou faculdade.

Segundo a gerenciadora, neste ano, cerca de 30 mil alunos e professores (meia tarifa) já fizeram o registro no site da empresa nas cinco Regiões Metropolitanas: São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba.

Em nota, a EMTU explica os procedimentos e quem pode ter direito à isenção ou desconto de 50%:

Para o estudante preencher o formulário a instituição de ensino já deve ter cadastrado os dados do aluno no Portal da EMTU/SP. Neste ano, cerca de 30 mil alunos e professores (meia tarifa) já fizeram seu registro no site da empresa nas cinco Regiões Metropolitanas: São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. 

 

Para requisitar o Passe Livre por baixa renda, o interessado deve acessar o site, preencher o formulário de cadastramento com a composição de renda familiar, informando nos campos a situação ocupacional e rendimento de cada membro da família, e encaminhar a documentação que comprove as informações. Se a renda “per capita” for inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.405,50), o cadastramento é concluído e é gerado o boleto. Se não preencher os requisitos a solicitação pode ser feita para o Passe Escolar. 

 

Tem direito Passe Livre ou o Passe Escolar nas linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP somente o estudante que residir no município e estudar em outro. O mesmo vale para o professor que tem direito ao Passe escolar, desde que não tenha direito a auxílio transporte ou vale transporte.

 

O formulário para solicitação e inclusão de informações no site está disponível desde 16/01 e segue até o dia 31/10/2017. Estudantes e professores terão direito à cota mensal de viagens a partir de fevereiro, lembrando que em julho e dezembro, devido às férias escolares, é oferecida meia cota.

 

A leitura do Manual de Orientação pelos representantes das Instituições de Ensino, alunos e professores disponível no link http://www.emtu.sp.gov.br/passe é primordial para evitar atrasos na concessão do benefício.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Boa noite, estou precisando muito do vale transporte meia tarifa não tenho condições de manter o transporte integral .
    Não concigo me cadastrar o que faço.
    Vou do bairro Humaita Sv ao bairro prq das Bandeiras de bicicleta pego a pista escura sem iluminação e a friagem estou de cama porque peguei uma inflamação na garganta e atacou minha bronquite estou batalhando pra terminar meus estudos e não posso ficar doente tenho uma família pra cuidar.
    Sem mais muito obrigado.

    1. blogpontodeonibus disse:

      Precisa ver com a EMTU

  2. laura disse:

    Quem faz curso técnico na Etec tem o beneficio automático do passe livre sem necessidade de comprovação renda ….certo?

  3. Ana Maria de Campos Ribeiro disse:

    Bom dia,quais são os primeiros procedimentos q devo fazer,p adquirir o passe de meia tarifa estudantil.,p o meu neto q estuda na barra funda.obrigado

    1. blogpontodeonibus disse:

      Primeiramente, deve ir à escola e pedir o informe da matrícula. Na instituição de ensino, eles explicam caso a caso

  4. Maria Aparecida disse:

    Boa noite! Estou no quarto semestre do curso apenas no primeiro semestre consegui o passe livre veio ser liberado jà na metade do semestre, ontem quando foi liberado para fazer a revalidação comecei a tentar revalidar ou tentar meia passagem ,porem não estou conseguindo, quero deixar claro que e de extrema importância para mim pois meu esposo esta desempregado e a unica renda que temos e a minha.
    Morro em Embu das artes estudo na Fatec Cotia São 2 condução para ir 2 para voltar gasto em media 365.00 por mes

    1. blogpontodeonibus disse:

      Casos específicos podem ser elucidados diretamente com a EMTU.
      Boa sorte

  5. Edilma disse:

    Bom dia!!

    Minha filha cursa o Ensino médio em uma escola estadual na cidade de Arujá, solicitei na escola o cadastramento para requerer a meia tarifa , porém fui informada que a escola não poderia fazer o cadastro por ter uma escola estadual próximo da minha residência , e que ela não teria direito ao passe livre, no entanto fiz a transferência dela para essa escola por conta do horário de aula se adequar melhor a nossa realidade familiar (tenho que trabalhar e ela que leva e busca as irmãs menores na creche),com mais uma dificuldade moramos e ela estuda no mesmo município porém a unia linha de ônibus que dá acesso é intermunicipal. Não é direito dela ter acesso pelo menos ao beneficio da meia tarifa?

  6. Danúbia disse:

    Nós morra no Embu das artes e a escola da minha filha e aqui no Embu também, mais só que ela está fazendo curso no Taboão ela tem direito no bilhete do estudante para ela ir para o curso

  7. Ivete Pinheiro Stanguine disse:

    Quero saber porque a EMTU,não aceita comprovante de residência da Net.Sendo que o telefone da Net e fico.

  8. Ivete Pinheiro Stanguine disse:

    Porque a EMTU, não aceita o comprovante de endereço da Net,sendo que é sim um telefone fixo.

  9. Marlucie de Almeida disse:

    Quero saber o por que faz quase um mês que eu paguei o boleto no dia 22 de Marco 2018 até agora não EMTU não liberou o meu passe livre ,não sei mais onde tirar dinheiro p ir a faculdade e brincadeira . O semestre esta quase acabando e nada ,só diz que esta em ANÁLISE.QUERO SABER ATÉ QUANDO .

  10. Rodolfo disse:

    Essa empresa é um lixooooo, ano passado eu trabalhava e consegui o benefico de passe livre pois nao moro em guarulhos, esse ano estou desempregado e eles nao liberam o beneficio, toda vez que mando a documentação eles inventam que eu tenho q enviar o holerite do mes, sendo q eu envio. Vou recorrer judicialmente, pois sou maio de idade e desempregado e nao consigo. Emtu é um lixo!!!!

  11. Ana Gonçalves disse:

    Boa tarde
    Sou estudante Prouni. Qual o procedimento para RENOVAR (próximo semestre) meu passe livre. Entrei no saite EMTU e nao conseguir.
    Obrigada.

  12. marco antonio maia disse:

    preciso cancelar o cadastro do passe meia tarifa e fazer o recadastramento do passe livre escolar escolar

    1. blogpontodeonibus disse:

      Seria interessante entrar em contato com a EMTU. Somos apenas um site de notícias

  13. jonatas disse:

    mesmo que voce nao seja bolsista em qualquer programa do governo vc ainda consegue o passe livre? o unico requisito necessario é a renda per capita?

Deixe uma resposta