Rio de Janeiro não terá aumento de tarifa de ônibus até o meio do ano

dscf2344

Declaração é do vice-prefeito e secretário de transportes, Fernando Mac Dowell que vai negociar com o Ministério Público nova data para que todos os ônibus tenham ar condicionado

ADAMO BAZANI

O secretário Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, que também é vice-prefeito, garantiu que até o meio deste ano não haverá aumento das tarifas de ônibus municipais. Ele se reuniu nesta terça-feira, 10 de janeiro de 2017, com empresários de ônibus.

Ao RJTV, da TV Globo, disse que as empresas não estão quebradas como alegam e que elas contam com isenção de ISS.

“Não adianta cobrar mais tarifa porque o pessoal não vai pagar, porque estamos em plena crise e tudo mais. Vai cair mais e vão querer mais. Ninguém está quebrando, e tem outro detalhe, eles [as empresas] foram beneficiados de alguma forma pela isenção de ISS, isso tem mais de R$ 70 milhões. Então, não tem ninguém quebrando. Estamos levantando tudo que deve ser”, afirmou.

Mac Dowell também disse que vai negociar com o Ministério Público novo prazo para que as empresas cumpram a determinação de equipar todos os ônibus municipais com ar condicionado. Acordo anterior com o Ministério Público estipulava como prazo final o mês de dezembro passado, o que não foi cumprido pela prefeitura e pelas viações.

Nesta semana, a justiça manteve em R$ 20 mil o valor da multa por ônibus sem ar-condicionado que circulam pela capital fluminense.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes