Mais cidades da Grande São Paulo aumentam tarifa de ônibus

Itapevi é mais uma cidade com tarifas mais altas

Reajustes ocorreram em Itapevi, Jandira e Araçariguama. Ao menos onze cidades têm ou terão o transporte mais caro

ADAMO BAZANI

Já são ao onze cidades da região metropolitana de São Paulo que decretaram aumento das tarifas de ônibus. Em algumas, os reajustes estão em vigor e, em outras, o caso foi parar na justiça.

Houve reajustes nos valores da passagem de Jandira, que passou para R$ 4,00; Araçariguama com passagem a R$ 4,20 desde sexta, dia 30, e Itapevi, onde a tarifa passou para R$ 4,20 no último sábado, 31 de dezembro. Em Cotia, a passagem subiu nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro para R$ 4,00

Em algumas cidades, como Mauá e Guarulhos, os aumentos foram polêmicos e acabaram na Justiça. Em Guarulhos, o novo prefeito de Guarulhos, na Grande São Paulo, Gustavo Henric Costa, Guti, anunciou a suspensão do reajuste de 18,4% promovido no final da gestão anterior.

Confira a relação atualizada (até 02/01/17 20h00)

– Guarulhos: de R$ 3,80 para R$ 4,50 ou R$ 4,20 apenas para quem embarca com Cartão Cidadão– a partir de 29.12.16 (viações tiveram de suspender por cinco dias por determinação da Justiça porque não comunicaram os passageiros de maneira eficiente e com antecedência suficiente para o cidadão se programar. Em 30.12.2016, a Justiça teve outra decisão e suspendeu o aumento até decisão da Ação Popular contra o aumento. No dia 01.01.17, o novo prefeito Gustavo Henric Costa, Guti, cancelou o decreto do prefeito anterior, Sebastião Almeida que concedeu às empresas reajuste de 18,4% em 11 meses)

– Osasco: de R$ 3,80 para R$ 4,20 – a partir de 30.12.2016

– Araçariguama: de R$ 3,80 para R$ 4,20 – a partir de 30.12.2016

– Francisco Morato: de R$ 3,70 para R$ 4,10 – partir de 30.12.2016

– Carapicuíba: de R$ 3,80 para R$ 4,20 – partir de 30.12.2016

– Barueri: de R$ 3,80 para R$ 4,20 – a partir de 31.12.2016

– Itapevi: de R$ 3,80 para R$ 4,20 – a partir de 31.12.2016

– São Caetano do Sul: de R$ 3,70 para R$ 4,10 – a partir de 31.12.2016

– Jandira: R$ 4,00

– Mauá: de R$ 3,80 para R$ 4,20 e o vale-transporte de R$ 4,50 para R$ 5,00 – a partir de 31.12.2016 (por determinação judicial, o aumento foi adiado para 07/01/2017 – medida foi tomada pelo prefeito Donisete Braga, derrotado nas eleições e que não conseguiu continuar no cargo. Não houve comunicação adequada ao passageiro.

– Cotia: de R$ 3,60 para R$ 4,00 – a partir de 02.02.2017

– Santo André: de R$ 3,80 para R$ 4,20 e o vale-transporte de R$ 4,50 para R$ 5,00 – a partir de 03.01.2017

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading